O OPE-Inclui, tematicamente direcionado para a inclusão, configura-se como um instrumento para a promoção da solidariedade e da inclusão. As propostas devem centrar-se neste eixo de atuação ao promover o envolvimento dos alunos na experiência democrática, nos princípios da representação e da construção de projetos para o bem comum.
O Orçamento Participativo da Escola envolve os alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, com várias etapas, que abrange os três centros escolares arcuenses, e que garante aos estudantes a possibilidade de participarem, de acordo com as suas ideias, preferências e vontades, no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola.
Ao apoiar o Orçamento Participativo da Escola, a Câmara Municipal está a impulsionar a participação democrática dos estudantes, valorizando as suas opiniões e a sua capacidade argumentativa, de reflexão e de mobilização coletiva, e a reforçar a gestão democrática das escolas, estimulando a participação dos estudantes.