FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

02 Mar 2023

Caminha já empossou novo conselho Municipal da Juventude

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Já tomou posse o Conselho Municipal de Juventude do Concelho de Caminha, órgão consultivo do Município, sobre matérias relacionadas com a política de juventude. 

A sessão decorreu na Biblioteca Municipal de Caminha e assumiu um caráter simbólico, na medida em que foi a primeira vez que reuniu, tendo sido presidido pelo Presidente da Câmara, Rui Lages, e contou com a presença da maioria dos seus membros, quer da esfera jovem, quer da esfera política, designadamente: 

– Paula Cristina Vieira Aldeia, membro do Partido Socialista, na Assembleia Municipal de Caminha, indicada pela respetiva bancada; 

– Maria Isabel Dias Lopes, membro da Coligação “O Concelho em Primeiro”, na Assembleia Municipal de Caminha, indicada pela respetiva bancada; 

– Joaquim Celestino Simões Ribeiro, membro da Coligação Democrática Unitária, na Assembleia Municipal de Caminha, indicado pela respetiva bancada; 

– Abílio Braga Cerqueira, membro do Bloco de Esquerda, na Assembleia Municipal de Caminha, indicado pela respetiva bancada; 

– Sandra Elisabete Dias Fernandes, representante do Município no Conselho Regional de Juventude e Vereadora responsável pelo Pelouro de Juventude; 

– Nuno Miguel Pais Reis, representante da Associação de Estudantes da ETAP; 

– António João Ribeiro Mendonça, representante da Juventude Socialista; 

– Ilídio Júnior Franco Gonçalves- representante indicado pela CDU concelhia; 

– Luís Carlos Cancela Fernandes Gonçalo Vilarinho- representante indicado pelo BE concelhio; 

– Patrícia Sofia Guerreiro Pedrosa – representante do Corpo Nacional de Escutas, Agrupamento 573 Seixas;  

– Rute Filipa Crespo Gonçalves e Sofia Poço Miranda, representantes da Associação Guias de Portugal, Comissariado Regional de Viana do Castelo. 

Para favorecer a participação, a sessão decorreu em formato híbrido, conjugando o formato presencial com o formato online. 

A principal finalidade deste Conselho é promover o diálogo e a cooperação entre os jovens e os órgãos autárquicos, tendo em vista a melhoria das condições de vida da Juventude local. No sentido de estimular a sua participação na vida cívica, cultural e política do Município, nomeadamente nas diversas temáticas ligadas à juventude, só os jovens têm direito a voto, nas deliberações deste Conselho. 

Nesta primeira sessão, para além de se terem empossado os membros, foi constituído um grupo de trabalho, para apreciar o regulamento e regimento internos.  

No que concerne às deliberações, foram eleitos como secretários do Conselho Municipal de Juventude: Sandra Elisabete Dias Fernandes, vereadora do respetivo Pelouro, e Joaquim Celestino Simões Ribeiro, deputado da Coligação Democrática Unitária, na Assembleia Municipal de Caminha. 

Como representante do Conselho Municipal de Juventude, no Conselho Municipal de Educação, foi eleito Nuno Miguel Pais Reis, presidente da Associação de Estudantes da ETAP. 

A finalizar a reunião, houve, ainda, oportunidade para lançar desafios e fazer um balanço das atividades concretizadas, em curso e previstas, na área da Juventude.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts