FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

07 Mar 2023

Centro de Estudos Regionais promove conferência sobre saúde mental

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No próximo dia 9 de março, no auditório do Museu de Artes Decorativas, em Viana do Castelo, às 17.00 horas, tem lugar a conferência intitulada “Sem Saúde Mental não há Saúde”, por Maria Isabel Lajoso Amorim, integrada no Ciclo de Estudos “O que é a saúde?”, iniciativa do Centro de Estudos Regionais.

Na sexta conferência do XII Ciclo de Estudos acolhemos Maria Isabel Amorim, Professora coordenadora da Escola Superior de Saúde do IPVC, que se propõe abordar a questão da saúde mental. Vários estudos têm evidenciado a degradação do estado de saúde mental entre os portugueses, fundamentalmente na sequência da pandemia de COVID-19.

Os sintomas e as situações diagnosticadas de ansiedade, depressão e outros transtornos psíquicos têm crescido entre a população portuguesa e europeia. No caso português, de acordo com o SNS, as perturbações mentais comuns são uma das principais causas de incapacidade para a atividade produtiva e o consumo de tranquilizantes ou ansiolíticos é o mais elevado da Europa.

Maria Isabel Amorim, licenciada em Enfermagem com a Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, Mestre em Psiquiatria e Saúde Mental e Doutorada em Saúde Mental, dará um contributo para a reflexão em torno do tema, procurando dar resposta à questão mais abrangente “O que é a saúde?”.

O acesso é gratuito.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts