FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

08 Mar 2023

Cerveira homenageou “o trabalho diário e de imensurável competência” das Mulheres da área da Proteção Civil

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Dez mulheres que integram as diversas equipas afetas à Proteção Civil Distrital foram homenageadas, esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelhos de Vila Nova de Cerveira. A iniciativa, que associou o Dia da Proteção Civil (1 de março) ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), enquadra-se na Prova de Aptidão Profissional de três alunos do 12º ano do Curso Técnico de Comunicação e Serviço Digital, da Etap Cerveira, em estreita colaboração com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho e com o apoio da Câmara Municipal.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira começou por felicitar esta ação, “uma espécie de três em um”, com a realização da PAP, o “privilégio de assistir a uma atividade cujo objetivo primordial é dar a conhecer à comunidade a importância e a função da Proteção Civil” e “admitir que ainda necessitamos de um Dia Internacional da Mulher para chamar a atenção do longo caminho que é preciso percorrer para que se atinja uma plena igualdade de género”.

Rui Teixeira sublinhou que “a mulher desempenha um papel de destaque na área da Proteção Civil, inclusive, ao nível da decisão e do comando. Paulatinamente, as mulheres começam a impor-se na área da proteção civil, adquirindo formação, capacidade técnica, demonstrando que são um elemento válido e imprescindível para o maior e melhor desenvolvimento deste setor. Aqui fica a nossa homenagem, o nosso reconhecimento e a nossa firme admiração pelo trabalho diário e de imensurável competência das Mulheres da área da Proteção Civil e das Mulheres em geral”.

Durante a sessão solene, a representante dos alunos, Vitória Rodrigues, fez um enquadramento da iniciativa e dos objetivos resumidos ao lema “Todos somos Proteção Civil, enquanto o Diretor da ETAP, José Luís Presa, enalteceu o exemplo do “conceito de escola virada para o exterior, através de uma atividade que sensibiliza os jovens para a Proteção Civil, e homenageia as mulheres que desempenham cargos que, durante séculos, eram atribuídos unicamente a homens”. Também presente nesta cerimónia simbólica, o Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil, Marco Domingues, elogiou “o interesse da comunidade escolar pela Proteção Civil”, referindo que “é necessário o envolvimento dos civis, pois todos estamos condenados ao entendimento pela Proteção Civil, em que um universo de fardas diferentes tem o mesmo objetivo comum, a salvaguarda de pessoas, bens e animais”.

Assim, com a entrega de uma placa alusiva à cerimónia, um diploma e um ramo de flores, foram homenageadas 10 mulheres em representação das suas colegas de trabalho na área que desempenham funções, nomeadamente na Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil, nos Bombeiros Voluntários, nas Forças Armadas, na Guarda Nacional Republicana, na Polícia de Segurança Pública, Autoridade Nacional Marítima, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Instituto Nacional de Emergência Médica, Cruz Vermelha Portuguesa, e Sapadores Florestais.

Além da sessão solene, o programa comemorativo do Dia da Proteção Civil associado ao Dia Internacional da Mulher contou ainda com um conjunto de atividades com demostração de meios dos diversos agentes de Proteção Civil, simulacro de acidente de viação, demonstração de utilização de extintores, Mass Training – Suporte Básico de Vida e demonstração cinotécnica. O objetivo principal é reunir os jovens e prezar pelo seu entretenimento e cidadania, para além disso, pretendemos sensibilizar os jovens para a importância da proteção civil na sociedade.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts