Depois de 10 épocas consecutivas na 1 ª divisão nacional, a Juventude Viana caiu na 2ª Divisão, quando faltam ainda três jornadas para terminar o campeonato.
A vitória do Braga em Viana do Castelo confirmou também (matematicamente) a descida do Paço de Arcos.
Quanto ao jogo no Zé Natário, começou melhor o Braga que chegou a estar a vencer por dois golos de diferença (0-2), com a Juventude Viana a conseguir empatar a três golos ainda antes do intervalo (3-3).
Na segunda parte, a equipa forasteira fez mais três golos contra apenas um da equipa da casa, desnivelando o marcador a seu favor (4-6), e acabando por conseguir conquistar os três pontos em disputa, quebrando a esperança de um resultado positivo dos vianenses.
A Juventude Viana acabou por não conseguir os seus objectivos de permanência na 1ª divisão, depois de uma época fraca em que não conseguiu os pontos necessários para a tranquilidade na tabela classificativa, caindo para o segundo escalão do hóquei em patins português, onde vai competir na próxima época.
A última vez que a Juventude Viana caiu na 2ª divisão nacional foi em 2012, mas regressou à primeira categoria no ano seguinte depois de ter conquistado o título de campeão nacional.
Ironicamente, a despromoção da Juventude Viana acontece no ano em que Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto e que o Pavilhão José Natário vai receber a Final Eight da Liga dos Campeões, o mais importante evento de clubes do Mundo.