Esta iniciativa piloto organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) com a colaboração dos 10 Municípios procurou minimizar as barreiras enfrentadas pela população migrante residente no território do Alto Minho, dada a sua diversidade linguística e cultural, contribuindo para o desenvolvimento de práticas e medidas culturais inclusivas e abrangentes.
Durante a manhã, decorreu o workshop “Cores & Sabores”, que incluiu uma mostra gastronómica e momentos musicais, que contou com a participação dos migrantes residentes na região e a comunidade em geral. A parte da tarde, foi dedicada à dança no âmbito do workshop “Um somos nós”, que contou com a participação de crianças e jovens (dos 6 aos 16 anos).
Os dois workshops funcionaram como montras das tradições gastronómicas e da cultura popular, juntando representações locais e da comunidade migrante. As partilhas culturais contribuem para a integração e adaptação da comunidade migrante, promovendo o conhecimento e a valorização da diversidade como oportunidade e fonte de aprendizagem para todos.
Esta iniciativa é desenvolvida no âmbito do projeto “Cultura para Todos”, financiado pelo Programa Operacional Norte 2020, que a CIM Alto Minho está a dinamizar que visa, em termos gerais, a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.