FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

17 Mar 2023

Ministra da Coesão Territorial inaugura “Feira da Foda” em Monção

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Com nome ousado, a feira mais saborosa de Portugal decorre nos dias 17, 18 e 19 de março, em Pias, Monção. Certame compreende cerca de 90 expositores, grande parte em área coberta, bem como espaço próprio, também coberto, servido por 123 mesas com lugares sentados, para degustação do rei da festa, Cordeiro à Moda de Monção.

Após uma paragem de três edições seguidas, devido à pandemia, a Feira da Foda, em Pias, Monção, regressa este fim de semana, 17, 18 e 19 de março, com a abertura oficial, pelas 18h00, a ser presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Com nome ousado, a feira mais saborosa de Portugal reserva degustação do Cordeiro à Moda de Monção, conhecido como “Foda à Monção”, expositores com vinhos da região e artesanato regional, bem como espaços para os produtores de rés e máquinas agrícolas. Em perspetiva, três dias imperdíveis de gastronomia com tradição, muita animação musical e convívio entre os presentes.

O programa compreende demonstração de tosquias e muita animação popular com ranchos folclóricos, grupos de bombos, tocadores de concertina, pandereiteiros, charangas e DJ´s. O encerramento do certame, no domingo, pelas 18h30, conta com a atuação do grupo “Sons do Minho”, padrinhos da Confraria da Foda.

Organizado pela Junta de Freguesia de Pias, com o apoio da Câmara Municipal de Monção e a Confraria da Foda, o certame conta com cerca de 90 expositores, grande parte em área coberta, bem como um espaço próprio, também coberto, servido por 123 mesas com lugares sentados, para degustação do Cordeiro à Moda de Monção.

A Feira da Foda tem como finalidade a manutenção da qualidade e a garantia da genuinidade deste prato com história e tradição no concelho de Monção. Em 2018, foi distinguido como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, no concurso da RTP, “7 Maravilhas à Mesa”

Inicialmente associado ao consumo familiar em dias festivos, o Cordeiro à Moda de Monção, denominado “Foda à Monção”, levado ao forno de lenha em alguidar de barro, tornou-se uma referência na gastronomia monçanense, assumindo-se como um valioso e saboroso elemento diferenciador do nosso concelho.

Programa completo

https://www.facebook.com/juntadefreguesiadepias

E porquê o nome “Foda à Monção”?

A confeção deste prato em alguidar levado ao forno de lenha não só recupera o saber dos nossos antepassados como lhe adiciona um pouco de arte, carinho e profissionalismo das atuais cozinheiras. O nome artístico, digamos assim, reflete bem o caráter afável e bem-disposto dos monçanenses. Reza a história que:

“Os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, dirigiam-se às feiras para comprar o animal. E, como em todas as feiras, havia de tudo, bons e maus. A verdade é que os produtores de gado, quando os levavam para a feira queriam vendê-los pelo melhor preço e, para que parecessem gordos, punham-lhes sal na forragem, o que os obrigava a beber muita água.

Na feira, apareciam com uma barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente gordos. Os incautos que não sabiam da manha compravam aqueles autênticos “sacos de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira do Minho: “que grande foda!”

O termo tanto se vulgarizou que o prato passou a designar-se, localmente, por Foda à Moda de Monção. De tal modo que é frequente, pelas alturas festivas (Páscoa, Corpo de Deus, Senhora das Dores e Natal ou Fim de Ano) ouvir as mulheres: “Ó Maria, já meteste a foda?”

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts