FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

13 Mar 2023

Monção valoriza Rede Viária Florestal

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Monção evidencia grande esforço e atenção à preservação e valorização da floresta no território concelhio, encetando medidas de prevenção, limpeza e vigilância, bem como ações de sensibilização junto das comunidades locais.

No âmbito de um protocolo de colaboração entre o Instituto da Conservação da natureza e das Florestas (ICNF) e a Câmara Municipal de Monção realizam-se trabalhos de limpeza da rede viária florestal em diferentes áreas geográficas do nosso concelho.

As intervenções em curso têm como objetivo a beneficiação de caminhos florestais existentes e a criação de faixas de gestão de combustíveis (zonas de prevenção e segurança contra incêndios). O objetivo geral consiste na minimização de riscos de fogos florestais, salvaguardando pessoas e bens.

Na semana passada, elementos da Câmara Municipal de Monção e do ICNF fizeram o ponto da situação dos trabalhos já finalizados e em fase de execução, deslocando-se a diversos locais do concelho, tomando contacto com o andamento das intervenções.

Com os incêndios avassaladores de outubro de 2017 na memória coletiva dos monçanenses, estas ações preventivas, à semelhança de outras levadas a cabo nos últimos anos, fazem parte de um conjunto de medidas constantes no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Em suma, pretende-se corporizar uma intervenção criteriosa focada na descontinuidade das formações vegetais, diminuindo, por um lado, a superfície percorrida pelos incêndios florestais e, aumentando, por outro, a capacidade de intervenção dos “soldados da paz” no combate às chamas.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts