É a primeira vez que uma canção de livre submissão vence o Festival da Canção. Por norma, vários artistas são convidados pela RTP a participar, outros apresentam a sua candidatura pelo regime de livre submissão.
Mimicat foi a grande vencedora na final do Festival da Canção 2023 com o tema "Ai Coração". Com esta vitória, a artista vai representar Portugal em Liverpool no Festival Eurovisão da Canção. Marisa Isabel Lopes Mena, de 33 anos, natural de Coimbra, atuou com um ‘enorme’ coração de Viana ao pescoço.
Mimicat, nome artístico da cantora Marisa Mena, de 38 anos, já tinha participado numa das semifinais do festival em 2001, na altura com o nome Izamena.
No total, houve 13 músicas a concurso nesta final. Na votação do júri regional, houve um empate entre as canções de Mimicat e de Edmundo Inácio, mas a votação do público deu a vitória à canção “Ai Coração”.
Mimicat recebeu o prémio do Festival da Canção das mãos de MARO, que no ano passado representou Portugal em Turim com o tema “Saudade, Saudade”.
Este ano, o Festival Eurovisão da Canção decorre em Liverpool. Portugal atua na primeira semifinal, a 9 de maio. A final está marcada para dia 13 de maio.
A Ucrânia venceu a edição de 2022 com a canção “Stefania”, do grupo Kalush Orchestra, mas a situação de guerra impede o país de ser o anfitrião deste ano.
Assim, a organização do evento acabou por ser atribuída ao Reino Unido, que viu o seu tema de 2022 ficar em segundo lugar.