FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

07 Mar 2023

Viana do Castelo destina 150 mil euros para valorizar Património de sete igrejas

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No âmbito do programa Valorizar o Património, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai estabelecer Protocolos de Desenvolvimento Cultural com instituições concelhias detentoras de bens ou património cultural, permitindo empreitadas de reabilitação e conservação de igrejas no valor global de 150 mil euros.

No âmbito destes protocolos, a parceria prevê que as instituições detentoras de património cultural se comprometam a desenvolver hábitos culturais e fruição artística dos cidadãos; estimular os públicos de infância e juventude para as artes, património material e imaterial; qualificar a oferta dos ativos culturais do concelho; apoiar a organização e realização de eventos culturais associados aos bens culturais objeto de intervenção no âmbito destas parcerias.

Neste contexto, o município vai atribuir 25 mil euros à Fábrica da Igreja Paroquial de S. Miguel, de Perre, para reabilitação do pavimento interior da Igreja Paroquial – 1ª fase. Na União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro de Barroselas receberá 17 mil euros para reabilitação do Altar da Capela de S. Sebastião – Barroselas.

Já na União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Nicolau de Mazarefes será contemplada com 10 mil euros para o restauro e conservação da Capela de S. Simão. Em Vila de Punhe, a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Eulália receberá 25 mil euros para reabilitação interior – 1ª fase.

Na União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela serão beneficiadas três igrejas: o Santuário de Nossa Senhora d’Agonia receberá 30 mil euros para conservação e restauro da nave – 1ª fase; a Paróquia de Santa Maria Maior – Sé receberá 11 mil euros para reabilitação da Sé Catedral – execução de rampa  e pintura de paredes exteriores; e a Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate vai ser comparticipada com 32 mil euros para requalificação do beiral do Convento de S. Domingos – 1ª fase.

De acordo com a proposta apresentada pelo Presidente da Câmara, Luís Nobre, “o Município tem como objetivos previstos no Plano de Atividades e Orçamento para 2023, em especial nas Grandes Opções do Plano, a Valorização do Património Cultural, a promoção de atividades e projetos culturais, a afirmação da identidade cultural do concelho, reforçar e alargar o trabalho dos museus municipais, centros interpretativos e núcleos museológicos”.

É ainda indicado que “o Município identificou como objetivos a concretizar no corrente ano a promoção da identidade cultural, a conservação do património material e imaterial e a valorização cultural e turística de Viana do Castelo”.

No  que toca ao Património Cultural, o município pretende apoiar projetos e iniciativas: inventariação, divulgação e animação do património; proteção, conservação, valorização e promoção do património histórico e cultural com elevado interesse cultural e turístico; musealização e dinamização de espaços interpretativos culturais, núcleos museológicos e museus; apoio a eventos associados à valorização do património, à cultura e a bens culturais; divulgação e integração na promoção institucional do município de iniciativas e eventos culturais de ações e projetos no âmbito do património cultural.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts