Com a presença da Vereadora da Educação, Daniela Fernandes, a iniciativa contou com a presença de centena e meia de alunos do 1º e 3º ano do Centro Escolar José Pinheiro Gonçalves e uma turma do 8º ano, da EB 2.3 Deu-la-Deu Martins, acompanhados por docentes e auxiliares.
Apoiada pelos sapadores florestais e por elementos do ICNF, entidade que forneceu as plantas utilizadas, esta ação de reflorestação teve como finalidade incutir nos jovens monçanenses um conjunto de valores ambientais favoráveis à criação de uma cidadania ativa e responsável.
Nas palavras de Daniela Fernandes, a ação de sensibilização procurou transmitir a mensagem que a floresta é um bem precioso que deve ser protegido por todos e todas. “É fundamental criarmos uma consciência ambiental nas novas gerações para que a defesa e valorização da floresta esteja no centro das suas preocupações e prioridades” adiantou.
Além de ações de reflorestação, o Programa Eco-Escolas desenvolve, ao longo do ano letivo, várias atividades de sensibilização, educação e sustentabilidade ambiental. O propósito final é contribuir para o crescimento científico e pedagógico da questão ambiental em contexto escolar.