Desafiados a responder a 60 questões sobre temas de literacia financeira que estão a abordar no projeto educativo “No Poupar Está o Ganho”, a turma de Covas foi uma das vencedoras municipais alcançando, no escalão do 3.º e 4.º ano do 1º ciclo, a melhor pontuação entre todas as turmas do concelho inscritas na competição.
A Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira felicita os alunos, professores e pais pelo meritório reconhecimento, e elogia a elevada participação da comunidade escolar cerveirense neste desafio. Sónia Guerreiro explica que o projeto de educação financeira “No Poupar Está o Ganho” está a ser implementado em Vila Nova de Cerveira através de uma parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho. E acrescenta: “O objetivo é contribuir para que as nossas crianças compreendam certos conceitos que resultam na tomada de decisões informadas e adequadas na gestão do dinheiro. Quanto mais cedo aprenderem e dominarem estes temas, maiores as probabilidades de se tornarem adultos que façam escolhas informadas sobre as suas finanças, nomeadamente sobre a importância de valorizar e poupar dinheiro”.
Promovidas pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no âmbito do projeto “No Poupar Está o Ganho”, as Olimpíadas de Educação Financeira consistem numa competição online que, através de um quiz, pôs à prova os conhecimentos dos alunos em temas como o planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros, poupança, ética, direitos e deveres e ainda economia circular.