FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

07 Abr 2023

Associação Portuguesa da Cortiça e a ViniPortugal recolheram mais de 7 mil rolhas em ação de sustentabilidade

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) e a ViniPortugal recolheram mais de 7 mil rolhas de cortiça, no âmbito de uma ação de sensibilização para a sustentabilidade durante a ProWein, uma das maiores feiras de vinho da Europa, que decorreu em Düsseldorf, na Alemanha, entre 19 e 21 de março.

A participação portuguesa, que esteve presente sob o mote “Sustain a world of difference”, utilizou a recolha de rolhas de cortiça para alicerçar o seu compromisso da sustentabilidade na indústria do vinho portuguesa.

Para tal, cada um dos 90 stands portugueses, que reuniram mais de 150 produtores nacionais, recebeu um recipiente para poder recolher as suas rolhas de cortiça, durante todo o período da feira.

“Esta parceria surgiu de forma muito natural. A cortiça tem uma relação muito longa e histórica com o vinho, não só em Portugal como em todo o mundo e tem, também, um papel importantíssimo ao nível da sustentabilidade, pois falamos de um produto natural e amigo do ambiente. A cortiça e o vinho são, ainda, aliados indissociáveis e muito enraizados na cultura portuguesa. São produtos que prestigiam e elevam o nosso país”, destaca Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.

As rolhas recolhidas durante os três dias da feira, que recebeu mais de 49 mil visitantes e 6 mil produtores de mais de 60 países diferentes, serão agora reutilizadas em Portugal pela designer Irena Übler, que dedica o seu trabalho à reutilização de materiais como a cortiça, dando vida a diferentes objetos decorativos.

“A cortiça é 100% natural, renovável e reciclável, destacando-se, por isso, como a opção mais sustentável para uma garrafa de vinho. A possibilidade de nos aliarmos à ViniPortugal e juntar estes dois produtos que acrescentam valor ao nosso país e que elevam a sua imagem no panorama internacional é, sem dúvida, fundamental. A cortiça é um paradigma do que é um modelo de economia circular e um excelente exemplo disso é podermos utilizar as rolhas recolhidas nesta ação para criar uma peça de design que vai representar Portugal em Milão”, acrescenta João Rui Ferreira, secretário-geral da APCOR.

A peça que a artista austro-alemã criará com estas rolhas faz parte do projeto PRIMA – um laboratório experimental que foca na transformação de materiais “resíduos” na vertente design de produto, e será apresentada na exposição Isola Design, na Milan Design Week, entre 18 e 23 de abril.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts