FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

03 Abr 2023

Concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera em todo o país até quinta-feira

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) prevê até quinta-feira concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera para todas as regiões do Continente, níveis moderados para os Açores e baixos na Madeira.

De acordo com o boletim polínico elaborado pela SPAIC, o pólen presente no ar provem essencialmente das árvores carvalhos, pinheiro e plátano e das ervas urtiga e parietária.

As previsões até dia 06 de abril, em Lisboa (região de Lisboa e Setúbal), indica que os pólenes estão em níveis muito elevados, com predomínio dos pólenes das árvores azinheira, carvalhos, plátano e cipreste e das ervas urtiga e parietária.

Nas regiões do interior do país e no Algarve começam a surgir no ar e, de forma gradual, a ganhar importância os pólenes das ervas gramíneas e tanchagem e, no Norte, as concentrações são de pólen de bétula.

Segundo a SPAIC, devem evitar-se as atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas.

“Passeios no jardim, cortar a relva, campismo ou a prática de desporto na rua, irão aumentar a exposição aos pólenes e o risco para as alergias”, acrescenta.

Recomenda ainda a manter fechadas as janelas do carro sempre que se viajar, para reduzir o contacto cm os pólenes. Os motociclistas deverão usar capacete integral.

Em casa, a sociedade aconselha a que se mantenha igualmente fechadas as janelas quando as concentrações dos pólenes forem elevadas.

A SPAIC considera ainda que a medicação será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia, aconselha a consulta de um médico especialista de imunoalergologia para o diagnóstico correto e prescrição da medicação mais adequada e alerta que a prevenção “poderá passar pela realização de vacinas antialérgicas”.

O boletim polínico divulga todas as semanas os níveis de pólenes existentes na atmosfera, recolhidos através da leitura de postos em várias regiões do país.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts