FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

24 Abr 2023

Contas de Valença aprovadas por unanimidade

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Executivo Municipal de Valença aprovou, por unanimidade, remeter à Assembleia Municipal, o Relatório de Gestão e Contas referente a 2022, que conta com uma taxa de execução da receita de 85,1% e um resultado líquido positivo de cerca de 226 mil euros, apresentando ainda um crescimento da receita corrente em 14%, comparativamente ao ano anterior, uma das maiores receitas dos últimos seis anos, que em muito contribuiu para um superavit de 1,6 milhões de euros.

O Município tem a registar, também, uma redução do passivo financeiro na ordem dos 9,6 % (913 mil euros), sem pagamentos em atraso e com um prazo médio de pagamento a fornecedores de 36 dias, menos 10 dias face a 2021.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, explicou que “o Município de Valença teve um bom desempenho financeiro em 2022, apostando em investimentos públicos estruturantes e reforçando os serviços de proximidade ao cidadão, com uma boa taxa de execução orçamental, num sinal de superação e resiliência por parte dos órgãos políticos e dos serviços técnicos do nosso Município”.

No campo da execução das grandes opções do plano da Câmara Municipal, a Educação é uma das áreas preferenciais onde foram mitigados os problemas na comunidade escolar e melhoradas as refeições escolares.

Na Ação Social iniciou-se a reabilitação dos bairros sociais ao abrigo do programa 1° Direito e projetou-se nova habitação social e a custos acessíveis.

Na Saúde a autarquia trabalhou com a ULSAM e a CIM Alto Minho na candidatura para requalificação do Centro de Saúde e o alargamento das especialidades médicas.

Nas transferências entre administrações, a Câmara Municipal reforçou as verbas para as freguesias, cifrando-se num total de 1 milhão de euros, e para os movimentos associativos locais, no valor de 907 mil euros.

Nas Infraestruturas e Equipamentos, realizaram-se candidaturas e concursos para investimentos na área urbana e nas freguesias. Destaque para a Residência Académica, a conclusão da requalificação da Envolvente Sul do Campo da Feira, a reabilitação do Bloco A da Antiga Escola EB 2,3/S de Valença para os Serviços Municipais de Desenvolvimento Social e Cultural, o novo parque de estacionamento e zona ajardinada em Val Flores, a requalificação, pavimentação e melhoria da rede viária municipal e o alargamento da rede de saneamento básico, em diversas freguesias.

Na área económica e emprego, o Município tem apostado na captação de novos investimentos, na dinamização da atividade da hotelaria, restauração e comércio, através de uma agenda regular de eventos e de uma promoção turística do território, a nível regional, nacional e internacional, na dinamização dos Caminhos de Santiago e no processo de candidatura da Fortaleza a Património Mundial da UNESCO, bem como numa nova logomarca promocional.

Na Cultura, destacou-se uma renovada agenda de eventos, com regularidade e qualidade, que proporcionou uma oferta diversificada aos residentes e turistas, ao longo de todo o ano, na cidade e nas freguesias, com destaque para as Festas do Concelho em honra da Nossa Senhora do Faro, o Festival Contrasta, o Mercado Medieval “Valença na Rota da História”, os concertos “Sons do Caminho” com o Maestro António Victorino d’Almeida, o festival de tunas “Toca Tuna Fortaleza”, o festival de dança “Arte Dance Valença”, o “Valença, Flor de Maio”, entre outros.

Atenta ao património, a Câmara Municipal deu, ainda, os primeiros passos para a revitalização do antigo Colégio Português e do Cine-Teatro, bem como avançou com a candidatura da Feira dos Santos de Cerdal a Património Cultural Imaterial.

No Ambiente e Sustentabilidade, realizaram-se investimentos importantes no Parque de Lazer de Gondomil, na Preservação da Margem Esquerda do Rio Minho, na limpeza e manutenção da Fortaleza e zonas verdes envolventes, no Centro de Apoio à Visitação e Usufruição da Rede Natura 2000-Centro Náutico e no projeto Aldeias de Mar São Pedro da Torre.

Na Juventude, pela primeira vez Valença teve um Orçamento Participativo Jovem, com dotação de 50 mil euros.

Estes são investimentos que marcaram 2022 e que o Município entende transversais a todas as áreas de governação municipal, no sentido de proporcionar um concelho de excelência para viver, estudar, trabalhar, investir e visitar.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts