“Este ano, Lucas Jacob (sub 23 e sénior), atleta de Alto Rendimento já tinha ido a estágio nos Pirenéus, onde conseguiu a melhor classificação dos portugueses em Competição, com os custos de transporte suportados entre o atleta e o DKC”, lamenta Américo Castro, referindo que “os custos de alojamento e taxas foram suportados pela Federação Portuguesa de Canoagem”.
Américo Castro acrescentou que o mesmo aconteceu recentemente com o atleta Pedro Martins. “O custo do transporte do atleta Pedro Martins, para o estágio da Seleção Nacional em Amarante foi também suportado pelo clube e os custos de alimentação e alojamento assegurados pela Federação Portuguesa de Canoagem”.
Castro vai mais longe ao afirmar que ” o clube faz um grande esforço financeiro para manter o seu projeto de Alto Rendimento, Olímpico, procurando apoios, o que até agora se revelou infrutífero junto das diferentes instâncias”.
Segundo o presidente do Darque Kayak Clube “os equipamentos de competição (embarcações, pagaias, fatos, capacetes) estão a ficar gastos e muitas vezes são desadequados, o que a este nível se torna um problema grave”, concluiu.