Recorde-se que os dois primeiros classificados das quatro séries seguiam para a 2.ª Fase – Subida.
Nesta etapa seguinte, os oito emblemas classificados – Vianense, Amarante, Lusitânia de Lourosa, Salgueiros, 1º Dezembro, Pêr Pinheiro, Atlético e Lusitano de Évora – serão distribuídos em duas séries, sendo que os dois primeiros classificados de cada agrupamento seguem para a Liga 3.
Os vencedores de cada série defrontam-se para disputar o título do Campeonato de Portugal.
Os resultados da última definiram o seguinte:
Série A
Este agrupamento já estava decidido no que dizia respeito à luta pela subida. Amarante FC e SC Vianense foram os dois primeiros classificados.
Merelinense, Pedras Salgadas, Monção, Maria da Fonte, AR São Martinho e Bragança desceram aos distritais.
Série B
Numa corrida decidida até ao último segundo, Salgueiros e Lusitânia de Lourosa com 52 pontos, venceram e garantiram a chegada à derradeira fase. O Rebordosa, que também venceu e ficou a um ponto do duo da frente, e o Beira-Mar, que tinha hipóteses matemáticas à partida para esta ronda, ficaram pelo caminho.
Desceram de divisão Liça, machico, Alpendorada, Castro Daire, Resende e Guarda Desprotiva.
Série C
A UD Santarém tinha mais um mais um jogo disputado e acabou por ser ultrapassado, na reta da meta, por 1º Dezembro (na foto), que ganhou ao Coruchense, por 2-1 e CA Pêro Pinheiro que empatou em Mortágua.
Os escalabitanos, que não jogavam nesta 26ª jornada ficaram, respetivamente a dois e um ponto de poderem lutar pela subida.
Coruchense, União da Serra, Loures, Arronches e Benfica, Alcaíns e Rio Maior (terminou a prova à 13ª jornada) foram relegados.
SÉRIE D
O Atlético CP já garantira a presença na próxima fase, onde será acompanhado pelo Lusitano Évora, segundo classificado, que bateu o Rabo Peixe, terceiro classificado à partida para a última ronda, por 1-0.
As descidas só ficarão definidas após a realização dos jgos adiados.