Sara Paiva passa a coordenar toda a área da Comunicação e Parcerias na IEEE Smart Cities IEEE SC). Trata-se de uma unidade que irá agregar, nesta fase inicial, seis comités com propósitos complementares na missão de promover e incrementar a visibilidade da IEEE Smart Cities a nível mundial. Os seis comités são: Social Media & Communication, Ambassadors, Contests, Intersociety and Outreach, Partnerships, Awards and Recognition. De entre os objetivos específicos destes comités, realça-se a gestão das redes sociais e website da IEEE SC, a criação de um grupo de embaixadores que promoverão a IEEE SC por todo o mundo, a realização de concursos de âmbito mundial sobre cidades inteligentes, promoção da comunicação entre as diversas sociedades da IEEE SC, estabelecimento de parcerias e definição de formas de reconhecimento de todos aqueles que colaboram com a IEEE SC.
A propósito do Smart Cities Contest 2023, “a cidade de Viana do Castelo, tal como as outras, podem participar e dar a conhecer o seu contributo para a promoção das cidades sustentáveis. O objetivo é que todos possam dar o seu testemunho, criando uma rede de informação e partilha de conhecimento”, descreve Sara Paiva.
Capacitação digital em Portugal
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo é uma instituição de ensino superior público, socialmente responsável, geradora de conhecimento e potenciadora do desenvolvimento do Alto Minho, que tem trabalhado em prol da região, numa lógica de prossecução dos princípios de promoção do conhecimento e de criação de um ambiente educativo apropriado. Tal como o IPVC, também o ADiT-Lab – Applied Digital Transformation Laboratory – tem desenvolvido todo o seu trabalho na promoção das novas tecnologias e na transformação digital para a sustentabilidade, com o intuito de, até 2025, se tornar um centro de investigação reconhecido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Refira-se que, recentemente, Sara Paiva participou no Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital que, em Viana do Castelo, se dedicou à temática das “Tecnologias Disruptivas”. O Roteiro do INCoDe.2030 teve como finalidade apresentar iniciativas locais e projetos emblemáticos que promovam a capacitação digital em Portugal, por isso, afigurou-se como uma oportunidade de excelência para a então diretora do ADiT-Lab apresentar alguns dos projetos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do ensino e da utilização das competências digitais.
“Procurei demonstrar o que o IPVC e o ADiT-Lab têm feito em matéria de competências digitais e o papel que têm assumido, em conjunto com outros parceiros, na promoção das novas tecnologias. Nas várias dimensões de atuação, procuramos capacitar para as competências digitais. O IPVC e o ADiT-Lab são instituições que têm impacto na região e estão envolvidas na comunidade, como é o caso da CIM do Alto Minho, as câmaras e outras entidades públicas e privadas. Estamos envolvidos e empenhados em encontrar soluções para casos práticos da região”, remata Sara Paiva.
Enquanto centro de formação, o IPVC integra o programa nacional “Eu sou digital”, do Plano Nacional de Ação para a Transição Digital, que inclui Capacitação e Inclusão Digital das Pessoas e desenvolvimento de um Programa de Inclusão Digital de Adultos. O Politécnico de Viana do Castelo participa, ainda, no programa “Engenheiras por 1 dia”, que procura desmistificar o papel das engenheiras na sociedade. Na mesma linha, o ADiT-Lab tem atuado na utilização das competências digitais através de vários mecanismos: ensino à comunidade local do Alto Minho sobre o património cultural com recurso às novas tecnologias, numa lógica de promoção do território; prevenção e sensibilização para a redução do lixo marítimo, nomeadamente através do premiado projeto Refill; o recurso a uma plataforma digital para interpretação de linguagem gestual; ou o Viana + Acessível.
Segundo artigo mais citado em 2021
O trabalho desenvolvido por Sara Paiva tem sido reconhecido pelos seus pares e replicado como exemplo por várias entidades com impacto e trabalho desenvolvido na área das tecnologias associadas à sustentabilidade. E sinal disso, em 2021, o artigo “Enabling Technologies for Urban Smart Mobility: Recent Trends, Opportunities and Challenges”, da autoria de Sara Paiva, juntamente com Mohd Abdul Ahad, Gautami Tripathi, Noushaba Feroz e Gabriella Casalino, foi o segundo mais citado na secção “Internet das Coisas”, pelo jornal MDPI Sensors. O artigo debruça-se sobre conceitos como a mobilidade inteligente, a sustentabilidade, as cidades inteligentes e a necessidade de adaptarmos as nossas formas de vida tendo em conta o aumento da população e o impacto que isso causa na nossa própria sustentabilidade, sem esquecer a importância da mobilidade ativa e inclusiva.