Este programa, um projeto da ERP Portugal em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), visa (in)formar as crianças e jovens acerca da importância do adequado encaminhamento de REEE e RP&A, e premeia as escolas que maior quantidade de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, e Resíduos de Pilhas e Acumuladores, recolheram no passado ano letivo.
A entrega dos 50 equipamentos logísticos ocorrerá a partir da próxima semana, e serão atribuídos às 50 escolas que mais REEE e RP&A recolheram ao longo do ano letivo 2021/22, no âmbito do desafio lançado pela ERP Portugal. Nesta atividade, várias escolas foram merecedoras de prémios, resultantes da recolha avultada de equipamentos, em todas as categorias de resíduos, nomeadamente Equipamentos de Regulação de Temperatura como frigoríficos, ou aparelhos de ar condicionado; televisores e monitores, máquinas de lavar, pequenos domésticos, equipamentos de informática e telecomunicações, Lâmpadas; e Pilhas.
Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal afirma que “é com enorme entusiasmo que continuamos a apoiar as escolas na sua missão do correto encaminhamento dos resíduos elétricos e eletrónicos. Estes resultados são reflexo de como a Geração Depositrão tem vindo a contagiar positivamente todas as escolas nacionais, de todos os graus de ensino, que aceitam o nosso desafio. Pretendemos continuar a estimular o papel ativo das escolas e das gerações mais novas no processo de reciclagem de resíduos elétricos e eletrónicos, e de pilhas e baterias. O nosso agradecimento às escolas, aos professores e aos alunos que aceitam este desafio, há já 15 edições. Um enorme contributo para a economia circular e para a sustentabilidade do Planeta”.
Já para Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce “cuidar do Planeta é uma missão de todos e o Pingo Doce, enquanto retalhista alimentar que chega diariamente a milhares de pessoas e com uma grande proximidade à comunidade, nomeadamente com as Escolas, procura disponibilizar, dentro e fora das suas lojas, soluções para que todos possam tomar melhores decisões a nível ambiental, como a correta separação de resíduos”.
Sobre a ERP Portugal
A ERP Portugal pertence a uma plataforma pan-Europeia, European Recycling Platform (ERP), fundada em dezembro de 2002. Esta plataforma tem uma quota de mercado entre 12% e 36% e já recolheu mais de 4 milhões de toneladas de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) na Europa. A 27 de abril de 2006, através de um despacho conjunto emitido pelo Ministério da Economia e Inovação e pelo Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, obteve a licença para exercer a atividade de Gestão de REEE, em Portugal. A licença para fazer a gestão de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) foi atribuída a 3 de março de 2010 pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território. A ERP assume como missão assegurar a implementação mais rentável de um Sistema de Gestão de REEE e RP&A, para o benefício dos seus aderentes e empresas, dando lugar a oportunidades de negócio e vantagens competitivas. A ERP já está a operar nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Suécia e Israel.