FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

11 Abr 2023

Iberblue Wind anuncia projeto de 4 mil milhões de euros entre Viana do Castelo e Pontevedra

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Iberblue Wind quer desenvolver um parque eólico flutuante de até 1,96 gigawatts, entre Viana do Castelo e Pontevedra, através de um investimento que pode ultrapassar os 4 mil milhões de euros.

Em causa estão os projetos Creoula e Juan Sebastián Elcano, “que terão aproximadamente 109 turbinas e ocuparão uma área de 530 quilómetros quadrados ao largo das costas do Alto Minho, em Viana do Castelo, e Pontevedra“, explica a IberBlue Wind, uma joint-venture irlandesa e espanhola criada para a promoção de parques eólicos offshore flutuantes na Península Ibérica.

O investimento global para a construção e manutenção dos dois parques pode exceder os 4 mil milhões de euros e gerar mais de 5 mil postos de trabalho, segundo refere também a empresa em comunicado.

De acordo com a IberBlue Wind, o custo de desenvolvimento em conjunto dos dois projetos poderá “ser 32% mais baixo do que se fossem desenvolvidos separadamente” pela maximização de sinergias em recursos e economias de escala nas fases de construção e de operação.

O projeto Creoula, projetado ao largo da costa de Viana do Castelo, será apoiado por plataformas flutuantes ancoradas no fundo do mar e terá uma capacidade instalada de 1 440 megawatts (MW), produzida a partir de 80 turbinas de 18 MW cada, com o parque a cobrir uma área de 413 quilómetros quadrados, com uma localização a 20 a 40 quilómetros da costa.

Já o projeto Juan Sebastián Elcano será composto por 29 turbinas, de 18 MW cada, que ficarão também instaladas em plataformas flutuantes, estendendo-se de As Mariñas a A Guarda ao longo de 117 quilómetros quadrados e a uma distância de 20 a 35 quilómetros da costa.

Os nomes dos projetos (Creoula e Juan Sebastián Elcano) foram escolhidos em homenagem a dois navios históricos de formação que fazem parte das marinhas portuguesa e espanhola.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts