Depois de uma semana em que mais de uma dezena de jovens, entre os 12 e 18 anos, integraram em Paredes de Coura as oficinas artísticas, à semelhança de outras iniciativas no âmbito do Projeto Mutantes que se dispersaram pelos outros concelhos que integram as Comédias do Minho, agora, com um extenso painel de convidados que inclui, entre outros, Pedro Cabrita Reis, Madalena Victorino, Teresa Castro, Cristina Planas Leitão, Maria de Assis e Melissa Rodrigues, as muitas mesas-redondas trarão conceitos e reflexões transdisciplinares, partilha de projetos de inclusão social através da arte, enquanto também se projetam políticas públicas para a educação, para a arte e para a cultura, com um enfoque especial nos territórios de baixa densidade.
Durante três dias, o público é convidado a participar na reflexão com artistas, curadores, educadores, mediadores, políticos, investigadores e adolescentes participantes do Projeto Mutantes. Este Encontro Mutante dirige-se a professores, mediadores, artistas, estudantes, programadores culturais, assistentes sociais e outras pessoas interessadas em refletir sobre os temas propostos. Toda a programação é de entrada livre.
O Encontro Mutante marca o encerramento do Projeto Mutantes, criado pelas Comédias do Minho, através da iniciativa Cultura para Todos, promovida pelo NORTE2020, e executado entre 2021 e 2023 nos 10 municípios do Alto Minho (Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Ceveira).