FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

01 Abr 2023

Politécnico de Viana do Castelo avança com licenciatura em Artes e Cinema Digital

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Com o propósito de dar resposta aos anseios dos futuros estudantes do ensino superior, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo avança com uma licenciatura em Artes e Cinema Digital no próximo ano letivo, que irá funcionar na Escola Superior de Educação, em Viana do Castelo, e afigura-se como um curso com diferentes saídas profissionais, em áreas de elevada empregabilidade.

Conta com um ciclo de estudos que alia as artes visuais e plásticas ao cinema e ao audiovisual, num contacto próximo com instituições e profissionais das artes e do cinema, através de várias parcerias locais e nacionais.

A licenciatura em Artes e Cinema Digital pretende formar criadores e profissionais qualificados, capazes de propor soluções inovadoras e de dar respostas ajustadas às solicitações do mercado, envolvendo a comunidade e participando ativamente no espaço social e cultural através do desenvolvimento de projetos a nível local, nacional ou internacional.

Entre as saídas profissionais, destacam-se técnicos de nível intermédio das atividades culturais artísticas; técnicos de audiovisual; criadores de Motion Graphics; assistentes de produção; criadores de conteúdos para comunicação audiovisual; gestores de projetos audiovisual; produtores e programadores.

Novo CTeSP em Artes e Fabricação Digital

Na Escola Superior de Educação vai também funcionar um novo CTeSP, em Artes e Fabricação Digital, curso que assenta numa proposta transversal e inovadora, ao cruzar a experimentação, as técnicas e os modos de fazer da arte, com a criação e a fabricação digital.

Muitas das tecnologias tradicionais da criação artística (serigrafia, gravura, escultura, cerâmica, entre outras) podem incluir nos seus modos de operação as artes digitais e os processos de fabricação computacionais. Esta ligação pode ser feita tanto ao nível da criação e da conceção (arte generativa, variação paramétrica, criatividade digital), como em termos da sua concretização (CNC, laser cutters, impressão 3d, eletrónica, etc.). Ou seja, existe um enorme potencial de inovação no cruzamento destas áreas que ainda não está suficientemente explorado e que, através desta nova formação, os novos alunos poderão conhecer.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts