Trata-se de um evento desenvolvido no âmbito da licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia e do CTeSP em Desenvolvimento Web e Multimédia e conta com a colaboração do Núcleo de Estudantes da Computação Gráfica e Multimédia. Ao longo dos três dias, os estudantes terão a oportunidade de participar nas diversas palestras, workshops, exposições e eventos culturais e desportivos.
As XXI Jornadas da Computação Gráfica e Multimédia irão contar com a presença de seis entidades da área da Computação Gráfica e Multimédia – Proactive Solutions, Centro de Computação Gráfica, Cooperativa de Profissionais de Desenvolvimento de Software, Untile, Os Filmes do Pinguim e Critical Techworks – e ainda com o workshop “Agile Programming: A day in the life of a developer”, promovido pela Visionable, no último dia, às 14h30.
A iniciativa terá início esta terça-feira, às 9h45, com a abertura a cargo do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues. A sessão irá prosseguir com as palestras pela Proactive Solutions e pelo Centro de Computação Gráfica, durante o período da manhã, e pela Cooperativa de Profissionais de Desenvolvimento de Software e oferta formativa do IPVC, durante a tarde.
O segundo dia será preenchido pelas restantes entidades – Untile, Os Filmes do Pinguim e Critical Techworks. A sessão de encerramento será da responsabilidade do diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Viana do Castelo, Pedro Moreira.
Oportunidade para conhecer o Cartão de Realidade Aumentada do IPVC, criado por Joaquim Pereira, aluno da licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia
A par das palestras, a Biblioteca Barbosa Romero, a ESTG-IPVC, irá acolher uma exposição interativa de trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos dos cursos de licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia e do CTeSP em Desenvolvimento Web e Multimédia. Será uma oportunidade primordial para os futuros estudantes do IPVC experimentarem diversas aplicações, jogos digitais ou produtos audiovisuais.
Os estudantes do secundário e das escolas profissionais terão, ainda, oportunidade para conhecer o CRAIV – Cartão de Realidade Aumentada do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – desenvolvido por Joaquim Pereira, alunos da licenciatura em Computação Gráfica e Multimédia. O CRAIV permite, através de um simples postal, ter acesso a toda a oferta formativa do Politécnico, assim como ficar a conhecer as seis Escolas Superiores que compõem o IPVC. É uma ocasião de excelência também para o Politécnico de Viana do Castelo apresentar a sua oferta formativa, os recursos e a capacidade instalada para o desenvolvimento de projetos de investigação, em estreita articulação e parceria com o mundo empresarial.
A interação entre as empresas e os estudantes é outros dos objetivos principais das XXI Jornadas da Computação Gráfica e Multimédia, que se assumem também como um espaço no qual as empresas apresentam os projetos nos quais estão envolvidas, as tecnologias e os produtos que desenvolvem diariamente.