Os corredores forasteiros cedo mostraram que estavam mais fortes na corrida masculina de elite. Mathis Azzaro foi o melhor de todos, isolando-se para um triunfo com margem substancial sobre a concorrência. O segundo classificado foi o espanhol Pablo Rodríguez (BH Coloma Team), a 1m03s. O terceiro, a 1m11s, foi o francês Valentin Remondet (Team Performance Cycling). O melhor português foi Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB), quarto classificado, a 1m15s.
As ciclistas portuguesas que representam equipas espanholas dominaram a corrida feminina de elite. A olímpica Raquel Queirós levou a melhor no duelo com Ana Santos (X-Sauce Factory Team), que ficou no segundo posto, a sete segundos da vencedora. A terceira foi Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), a 4m22s.
Alejandro García (Academia Postal/A Banca/Maceda) e Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) impuseram-se nas provas de juniores. Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) e Margarida Vasconcelos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) triunfaram na categoria de cadetes.
Os melhores nas categorias de veteranos foram o master 30 Hugo Regadas (Rompe Trilhos/Ajpcar), os masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech), o master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e o master 60 Domingos Rufo (Saertex Portugal/Edaetch).
O Guilhabreu MTB venceu por equipas.