FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

29 Mai 2023

“Beba Com Cabeça” sensibilizou jovens na Semana Académica de Viana do Castelo 

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O “Beba Com Cabeça”, programa de consumo responsável de álcool da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), regressa aos  grandes eventos, como festas académicas, festas populares ou festivais de música,  estando prevista a sua presença em diversas iniciativas durante os próximos meses.

O  programa entrou em ação na XXXV Semana Académica de Viana do Castelo, onde,  em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o  High Padel Center Viana e a marca de fruta desidratada FruEat, incentivou os jovens a  beberem álcool de forma inteligente e moderada.  

Com um balcão instalado no recinto deste que é o evento académico com maior  dimensão de Viana do Castelo, o programa “Beba Com Cabeça” interagiu com os  estudantes numa lógica de proximidade, divulgando mensagens e dicas para um  consumo responsável de álcool. Os jovens foram desafiados a participar num quiz online que fornece informações sobre a ingestão de bebidas alcoólicas, incluindo efeitos do  álcool no corpo, recomendações de consumo, mitos, entre outras. 

No âmbito desta ação, o programa sorteou 4 vouchers de equipa para um jogo de padel em parceria com o High Padel Center Viana, e distribuiu snacks Fruut, incentivando assim a um estilo de vida saudável e aconselhando a conjugar a ingestão de água e alimentos  com o consumo de bebidas alcoólicas. Ofereceu ainda diversos brindes, como tote-bags e bases para copos do programa “Beba Com Cabeça”. 

“A presença deste programa na Semana Académica de Viana do Castelo, um contexto  associado ao consumo excessivo de álcool, tem como objetivo diminuir os riscos,  apelando à ingestão de bebidas alcoólicas de forma responsável, e, ao mesmo tempo,  interagir com os estudantes de forma informal, dinâmica e sobretudo informativa. 

Tivemos também o cuidado de sensibilizar os operadores e funcionários de bares acerca  da venda responsável de bebidas alcoólicas, contribuindo assim para a garantia da segurança e da saúde de todos os que participam neste evento”, realçou João Vargas,  Secretário-Geral da ANEBE. 

Este trabalho de prevenção e sensibilização através de uma interação num contexto  informal será replicado nas restantes ações previstas no âmbito deste programa da  ANEBE, que em 2022 alcançou mais de 25.000 pessoas nas suas ações realizadas nos  festivais de verão, em parceria com a Divisão de Intervenção nos Comportamentos  Aditivos e nas Dependências da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do  Tejo (DICAD-ARSLVT). 

Sobre o “Beba Com Cabeça” 

“Beba Com Cabeça” é um programa da ANEBE – Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas  cujo principal objetivo é apelar ao consumo de álcool de forma moderada, promovendo e disponibilizando  toda a informação que o consumidor necessita para fazer as suas próprias escolhas. A página Beba Com  Cabeça ajuda a avaliar os prós e os contras associados ao consumo de bebidas alcoólicas e fornece ainda  informações sobre o que contém uma bebida espirituosa, entre ingredientes, valores nutricionais e outras  informações. O site contempla também dicas de consumo inteligente e responsável do álcool, para que  as bebidas espirituosas sejam sinónimo de partilha e convivialidade. Paralelamente, os jovens são  convidados a usar a “alcooladora” do site, para que tenham uma estimativa em tempo real do álcool  consumido. 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts