FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

16 Mai 2023

Caminha: Pescadores Lúdicos realizam petição para revogação da nova lei

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Está interditada a pesca lúdica e desportiva à volta da ilha da Ínsua, em Caminha, num raio de 600 metros centrado no farolim da fortaleza. A decisão consta no Edital n.º 653/2023 de 28 de abril de 2023 e entrou em vigor no dia 1 de maio, depois de publicada em Diário da República.

Face à interdição, um grupo de pescadores lúdicos lançou uma petição que apela à “revogação da proibição para a pesca desportiva nas imediações da ilha da Ínsua“.

“Para esta revogação, jogam a favor a forte adesão da pesca desportiva que se pratica nesta localização, assim como toda a economia que é movida em redor da pesca desportiva, assim como a movimentação turística para a ilha“, lê-se na descrição da petição.

“Ao longo de gerações centenas de pessoas tiveram a liberdade de pescar na ilha da Ínsua e ao seu redor. Tradição esta que foi cultivada entre gerações e passando os conhecimentos de pais para filhos. Por isso, e para a manutenção da possibilidade de manutenção da pesca desportiva nestas localizações proibidas pelo edital acima enunciado, apelo à assinatura desta petição“, acrescenta.

A atividade pesqueira praticada naquela zona dedica-se sobretudo à pesca do robalo, conhecido como “Robalo do Mar da Ínsua”, uma das espécies de pescado com mais fama no concelho de Caminha e que consta da ementa de muitos restaurantes locais.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts