Face à interdição, um grupo de pescadores lúdicos lançou uma petição que apela à “revogação da proibição para a pesca desportiva nas imediações da ilha da Ínsua“.
“Para esta revogação, jogam a favor a forte adesão da pesca desportiva que se pratica nesta localização, assim como toda a economia que é movida em redor da pesca desportiva, assim como a movimentação turística para a ilha“, lê-se na descrição da petição.
“Ao longo de gerações centenas de pessoas tiveram a liberdade de pescar na ilha da Ínsua e ao seu redor. Tradição esta que foi cultivada entre gerações e passando os conhecimentos de pais para filhos. Por isso, e para a manutenção da possibilidade de manutenção da pesca desportiva nestas localizações proibidas pelo edital acima enunciado, apelo à assinatura desta petição“, acrescenta.
A atividade pesqueira praticada naquela zona dedica-se sobretudo à pesca do robalo, conhecido como “Robalo do Mar da Ínsua”, uma das espécies de pescado com mais fama no concelho de Caminha e que consta da ementa de muitos restaurantes locais.