FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

02 Mai 2023

Escola de Monserrate organiza encontro com alunos estrangeiros que frequentam estabelecimento de ensino

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A escola secundária de Monserrate viveu, a 27 de abril, uma manhã memorável, com a FESTA DA MULTICULTURALIDADE, numa iniciativa da biblioteca escolar com a colaboração das coordenadoras dos diretores de turma e das responsáveis pelo projeto internacional GloBe - Global Learning for Sense of Belonging.

O objetivo deste encontro, que se enquadra no âmbito do plano da cidadania, foi criar momentos de partilha para os alunos que vieram de outros países falarem das suas culturas e experiências de vida. 

Num auditório repleto e decorado com as bandeiras de mais de 20 países, primorosamente feitas pelo professor António Rodrigues, estiveram presentes todos os alunos da secundária de Monserrate que vieram do estrangeiro – e eram mais 80 -, cinco turmas do ensino secundário e ainda uma turma da escola Pedro Barbosa. 

De Marrocos à Africa do Sul, da Guiné Conacri a São Tomé e Príncipe e Angola, da Venezuela ao Canadá, da China à Inglaterra e de tantos outros locais, cada um destes alunos teve a oportunidade de contar um pouco do seu país aos colegas presentes. Falou-se, por entre sorrisos e muitos aplausos, de saudade, do quão difícil foi a partida e o recomeço mas também dos costumes mais tradicionais, da religião, da língua. Foi tempo também da apresentação de dois flyers, elaborados pelos alunos do 12G, com indicações muito práticas para quem escolhe Viana para viver e a escola de Monserrate para estudar. 

A animação deste encontro esteve a cargo da professora Jéssica Moreira e da sua turma de alunas finalistas do curso profissional de animação sociocultural que foram absolutamente extraordinárias na execução das danças e músicas alusivas aos diferentes países. O final foi apoteótico, com todo o auditório a dançar em conjunto.

Um encontro a repetir porque foram momentos verdadeiramente únicos, de partilha, de respeito pelo outro e, claro, de muita alegria e muita música.  E os olhos brilhantes e os rostos sorridentes à saída, falavam por si. 

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts