Abriu portas oficialmente em janeiro de 1974, com uma turma de 29 estudantes para o curso de Auxiliar de Enfermagem. Meio século passado e a Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC), é hoje sinónimo de uma história repleta de mudanças, muitas memórias, sucessos, desafios, aprendizagens, crescimento e conquistas em prol da saúde e da cidadania. É desta forma que a diretora da ESS-IPVC, Aurora Pereira, descreve o caminho de 50 anos de uma instituição que formou centenas de enfermeiros e que é hoje reflexo de credibilidade, respeito e referência.
Os 50 anos da Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Viana do Castelo, são celebrados ao longo de todo o ano, com um programa de âmbito científico, cultural e lúdico, dedicado aos estudantes que passaram e ainda estão na Escola, aos docentes e pessoal na docente e aos profissionais de saúde e instituições com as quais a ESS-IPVC tem estabelecido protocolos ao longo do último meio século. No entanto, as cerimónias oficiais acontecem na próxima terça-feira, 16 de maio, a partir das 9h30.
“Pretendemos honrar o legado recebido e garantir a sua continuidade na construção de uma Escola de sucesso, que faça prevalecer os princípios, os valores e a cultura, sustentada numa atitude de implicação, compromisso e responsabilidade social”, descreve Aurora Pereira. E acrescenta, a Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Viana do Castelo, conta nas suas páginas com um “crescimento de forma afirmativa, recriando-se e transformando-se para melhor responder às mudanças sociais, económicas, políticas e profissionais, alargando a sua oferta formativa a outras áreas, para dar respostas às necessidades sociais, com a qualificação do corpo docente, e melhorando e ampliando as suas instalações, nomeadamente os laboratórios”.
Depois de um momento musical pela Escola Profissional Artística do Alto Minho | ARTEAM, às 9h30, o dia de aniversário da ESS-IPVC conta com intervenções da diretora da Escola, do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e a presidente da Associação de Estudantes da ESS-IPVC, Rafaela Silva.
Escola Superior de Saúde assina protoloco com a Câmara Municipal de Viana do Castelo
Segue-se a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Escola Superior de Saúde e o Município, que pretende estabelecer um compromisso colaborativo na operacionalização de ações no domínio da promoção da saúde, segundo um paradigma salutogénico, otimizando recursos institucionais e potenciando ganhos em saúde para os munícipes. O protoloco foca-se, ainda, no desenvolvimento de instrumentos que visem contribuir para o planeamento estratégico em saúde e para o desenvolvimento de uma política de promoção da saúde do Município.
Realizar diagnósticos de nível local, que evidenciem o estado de saúde da população de forma sistémica, sistemática, participada e territorializada, e colaborar na identificação de necessidades de capacitação de recursos humanos e na criação e operacionalização de respostas, quer no âmbito dos programas e ações em curso ou a desenvolver, quer ao nível do apoio ao desenvolvimento de estágios de natureza curricular e/ou profissional, no domínio da promoção da saúde, com especial enfoque na saúde mental, são outros dos propósitos do acordo que será assinado terça-feira.
Por fim, o protocolo pretende apoiar o desenvolvimento de projetos de investigação e a divulgação dos seus resultados, centrados nas necessidades da população, no domínio da promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar.
50 anos marcados pela apresentação do livro: “Da Escola de Enfermagem à Escola Superior de Saúde – 50 anos de trajetos e projetos”
A encerrar o programa da manhã, o 50.º aniversário irá contar com o painel “A formação de enfermeiros e a identidade profissional”, com intervenções de José Amendoeira, docente da ESS – Instituto Politécnico de Santarém e investigador do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, e Noémia Lopes, socióloga, docente do Instituto Universitário Egas Moniz e investigadora do CIES-ISCTE | Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. A moderação estará a cargo do jornalista Júlio Magalhães.
Depois de uma pausa para almoço, a celebração do aniversário prossegue com novo momento musical pela ARTEAM, às 14h30, e a apresentação, logo de seguida, do livro comemorativo do 50.º aniversário da ESS-IPVC: “Da Escola de Enfermagem à Escola Superior de Saúde – 50 anos de trajetos e projetos”, apresentado por Lucílio Nunes, docentes na ESS – Politécnico de Setúbal. O livro conta com contributos dos antigos diretores e da atual diretora da ESS-IPVC. O prefácio é de Gonçalo Marques, docente na Escola Superior de Educação, do Politécnico de Viana do Castelo.
A encerrar, e após a entrega de prémios de reconhecimentos/agradecimento aos colaboradores pelos anos de serviço na Escola, irá atuar a Tuna da ESS-IPVC, a TUNESS, e será feita uma visita à exposição “50 anos de História”.
Ao longo do dia de celebração, os convidados poderão assistir a excertos de um vídeo feitos com antigos alunos, docentes e colaboradores, numa viagem histórica, carregada de estórias, sentimentos e muitas recordações.