As inscrições arrancaram hoje através do site oficial www.festasdagonia.com.
São esperados meia centena de artesãos locais e nacionais, depois de nos últimos dois anos a feira ter privilegiado exclusivamente os artesãos do concelho.
“Voltamos a abrir a feira aos artesãos a nível nacional, mas com uma menor percentagem, privilegiando maior número de artesãos do concelho, isto porque é uma feira de artesanato de Viana do Castelo que deve privilegiar os nossos artesãos, para mostrar o que de melhor produzimos. Mas também sabemos que há fora do concelho artesãos dedicados a Viana do Castelo e queremos ter connosco os melhores, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia.
Será ainda disponibilizado um diretório online, que vai integrar a página oficial festasdagonia.com, que permitirá aos artesãos divulgar os seus produtos, arte e contactos
“Através deste diretório, os utilizadores poderão ver o portefólio de cada artesão presente na feira, com fotografias dos seus trabalhos, e desta forma os utilizadores poderão adquirir peças de arte diretamente aos autores. Sabemos que a Romaria d’Agonia já ultrapassou as fronteiras nacionais e que nem todos conseguirão estar presentes, por isso, chegamos nós até eles”, afirmou António Cruz.
A feira mantém a disposição do ano anterior, com pontos únicos e distintos para entrada e saída do recinto, cujo acesso é gratuito, para promover a deslocação em circuito de todos os visitantes da feira, proporcionando uma melhor organização. Este ano os stands dedicados à gastronomia terão uma configuração diferente dos do artesanato.
De acordo com o regulamento da feira, disponível no site oficial em https://festasdagonia.com/feira-de-artesanato/, a realizar-se no Jardim Público, promovida pela VianaFestas e pela Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia.
As inscrições dos artesãos, de caráter obrigatório, decorrem de 15 de maio a 15 de junho.
A Feira terá três vertentes distintas, sendo destinada a artesãos locais, com 85% da taxa de seleção, artesãos nacionais com 15% e gastronomia local.
De acordo com as normas de participação todos os artigos expostos terão de apresentar “no mínimo 50% de trabalho artesanal/manual” no seu produto final.
Durante a feira, para garantir a autenticidade dos produtos, em termos de bordados, só será permitida a exposição e comercialização de peças feitas manualmente, enquanto na filigrana apenas a utilização de peças certificadas como tal, em metal precioso ou não precioso, e todas as imitações de filigrana serão excluídas.
Em 2023, a feira vai decorrer de 05 a 13 de agosto das 16:00 às 23:00, passando de 14 a 19 de agosto a ter lugar das 10:00 às 24:00, no dia 20 de agosto encerrará uma hora mais tarde e nos últimos dois dias o horário será das 16:00 às 22:00.
A Feira-Exposição de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917, quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos.
A sua abertura, em pleno centro de cidade, antecede, como habitualmente, o arranque da Romaria.