FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Música

29 Mai 2023

FOLKMONÇÃO está de volta de 29 de julho a 6 de agosto

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O FOLKMONÇÃO- O Mundo a Dançar está de volta para mostrar ao Alto Minho e à vizinha Galiza,  as danças e culturas de todos os cantos do planeta. 

A 38º edição deste ano, decorre de 29 de julho a 6 de agosto e contará com a presença de grupos  provenientes dos quatro continentes: África do Sul, Argentina, Bolívia, Equador, Geórgia, México,  Portugal, Taiti, Ucrânia e Venezuela. 

O propósito maior deste Festival Internacional de Folclore é, mais uma vez, brindar o público com  espetáculos únicos, onde se celebra a cultura e as tradições de cada país e região através da dança e seus cantares.  

Na edição deste ano atuará mais um país do que os 9 habituais, o que promete elevar a magia  vivida dos palcos do FOLKMONÇÃO.  

Monção, volta a receber a Gala Deu-La-Deu, que assinala o primeiro domingo desta semana de  espetáculos, bem como a Gala do Alvarinho/Encerramento (dia 6 de agosto), no Campo da Feira.  Um lugar enaltecido belo património histórico do município, as Muralhas, e uma capacidade para  6 mil pessoas sentadas.  

Para além disso, os espetáculos irão acontecer na freguesia de Barbeita, em Monção, berço do  Festival e ainda em: Arcos de Valdevez, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de  Lima, Valença e Vila Nova de Cerveira. À semelhança dos anos anteriores, também pode assistir  aos espetáculos em Espanha: Salvaterra do Miño e Vilanova de Arousa. A entrada é livre e gratuita  em todos os locais. O início dos espetáculos está previsto para as 22h00 em Portugal e 21h30 em  Espanha.

Ainda durante esta semana, a feira semanal de Monção, será marcada pelo desfile dos grupos  participantes, potenciando uma maior interação com o público que tipicamente assiste pelas ruas deste Município.  

Este é um momento que tenta aproximar os diferentes povos e culturas através da dança e  deslumbrar as pessoas que assistem nas ruas através dos seus trajes característicos, e ritmos  animados. 

A organização deste Evento é da responsabilidade do Rancho Folclórico da Casa do Povo de  Barbeita, sobre a orientação da comissão executiva, à qual se juntam cerca de 120 voluntários.  

Monção, prepara-se assim, para acolher com a sua habitual hospitalidade os vários grupos, na  Escola EB 2.3 de Monção, onde também irão decorrer, na cantina, as refeições dos participantes. 

Este é um festival reconhecido pelo C.I.O.F.F (Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e  Artes Tradicionais), que tem vindo a apresentar, ano após ano, um grande sucesso devido à qualidade dos grupos de folclore convidados, bem como pela organização que desenvolve um  trabalho inigualável. Assim, o FOLKMONÇÃO – O Mundo a Dançar está de volta para mais uma  edição que promete, como sempre, superar expectativas e alegrar as noites quentes de verão da  região do Alto Minho e Galiza. 

Todas as informações e novidades sobre a edição deste ano serão disponibilizadas nas redes  sociais do Festival Internacional de Folclore (Instagram e Facebook – Folkmoncao) e, também no  website (folkmoncao.com). Acompanhem todas as curiosidades e notícias sobre os grupos, os  espetáculos e tudo o que irá acontecer durante a semana do festival. 

A 38.ª edição do FOLKMONÇÃO- O Mundo a Dançar traz, uma vez mais, a toda a região minhota  e galega, belas músicas, tradições e a interculturalidade de todo o mundo. E para tornar este  festival ainda mais especial, a Organização conta com todos, pois só assim se consegue cumprir  o grande propósito do Espetáculo: contribuir para a paz e união entre os Povos. 

Numa realidade cada vez mais incerta, onde o conflito ainda faz parte do dia-a-dia de muitas  nações, a Organização do FOLKMONÇÃO, convida o público a celebrar a vida, a dança, a cultura  e a paz. 

É uma oportunidade única de viver de forma tão próxima e intensa a diversidade, promover a  partilha e cultura de todo o mundo, experienciando momentos e emoções muitos especiais. 

 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts