Inaugurado a 2 de junho de 1923, o Funicular de Santa Luzia venceu um desnível de 160 metros, entre seis a sete minutos. A viagem no Funicular de Santa Luzia é a mais longa de todos os funiculares do país, com os seus 650 metros, tendo mais do dobro da distância do que se lhe segue, o da Nazaré (com 310 metros), os de Lisboa, Bica (283 metros), Glória (276 metros) e o da Lavra (188 metros). Em Braga, o do Bom Jesus, com apenas 274 metros.
A lotação é de 24 passageiros, onze sentados e treze em pé, e, reduzindo estes, podem ser transportadas pessoas em cadeiras de rodas, carros de bebés e duas bicicletas.
Recorde-se de que o funicular deixou de funcionar depois de um acidente com o cabo que se encontrava no fim de prazo e foi feita a sua renovação.
Assim, no dia 2 de junho, na sua reabertura, a partir das 17h00, a utilização do Funicular, também conhecido como Elevador de Santa Luzia, será livre e paralelamente decorrerão alguns eventos abertos ao público e integrados nas comemorações do Centenário que terão lugar no Jardim das Tílias em Santa Luzia.