“Como implementar a filosofia dos treinadores: investigação qualitativa”. É esta a temática da formação certificada pelo IPDJ, que vai decorrer esta terça-feira, desenvolvida no âmbito do mestrado em Treino Desportivo, da Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC).
A iniciativa, gratuita, será conduzida pelo formador Rui Resende, doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física. A formação terá lugar na biblioteca da ESDL-IPVC, entre as 9h30 e as 18h30.
A sessão tem como objetivo desenvolver um processo de filosofia de treinador e a sua operacionalização em termos efetivos, com os atletas, em contexto de treino e competição, mas também introduzir a ferramenta NVivo como forma de organizar, armazenar e codificar os dados de investigação qualitativa.
O coordenador do mestrado, João Camões, explica os fundamentos da formação, primeira sobre análise qualitativa ministrada no âmbito do mestrado em Treino Desportivo: “Esta formação serve para complementar e aprofundar conhecimentos em áreas específicas para a formação de um treinador de desporto. São áreas que não estão inseridas nem na licenciatura, nem no mestrado, mas que são fundamentais na diferenciação dos futuros treinadores de desporto. É uma aposta na qual o IPVC se revê: procuramos dar ferramentas adicionais aos nossos mestrandos, de forma a apresentarem uma formação diferenciadora no mercado de trabalho”.
João Camões recorda que o mestrado em Treino Desportivo vai para a oitava edição (2023/24) consecutiva, o que significa que esta formação “é sinónimo não só de procura e consequente qualidade formativa, mas também que há resposta do mercado na procura dos profissionais que saem do IPVC, em específico deste mestrado orientado para a formação de treinadores de desporto”.
A formação certificada acontece inserida no IPVC-SPRINT, a mais recente Unidade Orgânica de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo, criada no âmbito de uma parceira com o Hotel FeelViana e que atua em duas grandes dimensões: a do desempenho desportivo e a recreacional, que orienta o exercício para a saúde, o bem-estar e a fruição (desporto de natureza e ao ar livre). O objetivo final é um: aumentar a interação com a região no sentido de monitorizar, avaliar e encontrar estratégias, de forma a criar hábitos saudáveis na população.