Conforme descrição da associação ambientalista, o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente “a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas”.
A Quercus destaca como critérios do galardão a qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última (neste caso, entre 2017 e 2021). Para as águas interiores, refere que todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 200ufc/100ml para os enterococos intestinais e inferiores a 500ufc/100ml para a escherichia coli. Além disso, na última época balnear (2022), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.
A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa de utilidade pública, fundada a 31 de outubro de 1985.