FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

26 Mai 2023

Presidente da República vai estar hoje Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participa hoje na celebração do aniversário da Associação Empresarial do Minho, e inaugurar duas peças de homenagem aos trabalhadores do Minho, obra de Acácio Viegas, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.

A AEMinho marca uma data importante da história da associação, que se traduz num momento de reflexão sobre o percurso traçado, sobre a relevância das atividades desenvolvidas e sobre as nossas intervenções no espaço público e escolhe este momento para trazer a discussão temas de relevância para o ecossistema económico-social da região e do País. Este ano, na conferência O Estado da Arte subordinada ao tema “O Minho no Portugal de Amanhã”.

O Minho tem tido, desde a fundação de Portugal, um papel fundamental na vida do país, desde logo por ter sido aqui a sua fundação, mas também pelo desenvolvimento económico que sempre teve, e que ainda hoje se reflete, contribuindo para 10% do PIB nacional e 12% da balança comercial nacional.

No entanto, a região do Minho enfrenta ainda desafios, como a necessidade de melhorar a rede de infraestruturas, a mobilidade, difusão do conhecimento e da inovação no território e o melhoramento das condições socioeconómicas.

O debate sobre “O Minho no Portugal de Amanhã” pretende reafirmar o papel da região, debatendo, de forma séria e estruturada, modelos de desenvolvimento económico e de gestão administrativa. O modelo centralista está obviamente esgotado e torna-se urgente uma reforma na administração pública. Queremos com este debate trazer à luz modelos de possível aplicação, não só no Minho, mas em todo o país.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts