‘Professores em luta’ é a mensagem inscrita nas fitas e esta ação tem como objetivo destacar a importância da valorização e reconhecimento dos professores, bem como realçar as questões fundamentais que, atualmente, afligem a classe docente. O SIPE convida a comunicação social, os professores, estudantes e a comunidade de Barcelos a participarem da cerimónia de colocação das fitas.
Ao colocar as 500 fitas coloridas na Ponte Medieval de Barcelos, o SIPE pretende criar um símbolo visual de união e solidariedade com os professores, bem como reforçar a necessidade de melhorias nas condições de trabalho. Nos últimos meses, o Sindicato tem levado a cabo várias formas de luta já que ao fim de várias reuniões, o Ministério da Educação ainda não acedeu às propostas apresentadas para o SIPE.
As fitas vão estar expostas na Ponte Medieval de Barcelos até dia 5 de junho, quando serão retiradas e levadas para a manifestação nacional de professores que irá decorrer às 10h30 do dia 6 de junho, no Porto. As fitas serão exibidas pelos docentes no protesto, que começa no Campo 24 de Agosto rumo à Avenida dos Aliados.