A 43ª Edição do certame acontece no Bilbao Exhibition Centre e apresenta-se com uma imagem renovada. A campanha deste ano inclui pessoas com estilos e interesses variados que encontrarão na EXPOVACACIONES diferentes opções ao seu gosto, sendo o seu lema férias para todos os perfis e para uma grande variedade de tipos de turismo: gastronómico, de aventura, de costa, cultural, jovem, de lazer, etc.
A participação do Município de Viana do Castelo, em stand integrado com a TPNP – Turismo Porto e Norte de Portugal, pretende reforçar a divulgação do município, das suas potencialidades e dos seus agentes do setor turístico. Serão proporcionados momentos de degustação de doces tradicionais e provas de vinho dos produtores locais.
A Feira de Turismo – EXPOVACACIONES é uma plataforma promocional privilegiada, sobretudo nas comunidades do País Basco e Cantábria. A feira apresenta-se como uma referência na promoção turística a nível ibérico, direcionada para um público-alvo que pretende planear as suas férias de Verão, constituindo um emissor turístico externo de proximidade muito importante, estratégico para o nosso destino turístico.
Para 2023, no que toca ao turismo, o objetivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo passa por continuar este trabalho com os parceiros e agentes locais de modo a aumentar os fluxos turísticos e aumentar a estada média, atenuar a sazonalidade, fidelizar e atrair mercados turísticos, melhorando a comunicação e investindo na comunicação digital. A aposta na qualificação dos profissionais é fundamental para garantir um serviço turístico de qualidade, pelo que continuará a aposta na dinamização de ações de formação específicas para o setor.
No ano passado, Viana do Castelo registou uma forte recuperação do setor do turismo. Depois de dois anos muito afetados pela pandemia, em 2022 o turismo na capital do Alto Minho conseguiu recuperar e superou os resultados da pré-pandemia, em 2019, que era considerado o melhor ano de sempre em termos turísticos. Para isto contribuiu o trabalho que a Rede Municipal de Turismo tem desenvolvido com os agentes locais que operam no território e que permitiu que Viana do Castelo seja o 7º município da Região Norte com maior procura turística.