FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

07 Jun 2023

Ana Rita Passos é a Rainha das Mordomas da Romaria d’Agonia 2023

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Ana Rita Ramos de Passos, de 27 anos, natural de Viana do Castelo é a Mordoma que dá vida ao Cartaz da Romaria d'Agonia 2023.

Ana é consultora forense na área económica, estreou-se aos dois anos a desfilar na Romaria d’Agonia e em 2014, enquanto tirava o curso, começou a poupar para comprar o primeiro traje. Em 2023, com 27 anos, vai cumprir o sonho de ser o rosto do cartaz da maior festa em Portugal.

“Ser mordoma da Romaria é um grande orgulho. Já trajo há muitos anos e continuo a adorar. É uma tradição que passa de geração para geração”, conta Ana Rita Passos, de Viana do Castelo, que dá rosto ao Cartaz da Romaria de 2023.

Era ainda criança, com dois anos, quando se trajou para participar pela primeira vez na festa e com isso conhecer a “autenticidade” do património vianense. “Foi algo que se tornou apaixonante para mim. Tive a oportunidade de pertencer a um grupo folclórico e aprender muito com várias pessoas e hoje encaro o trajar e o ‘ourar’ com muita admiração, mas sobretudo com muita responsabilidade”, conta.

Formada em Economia na Universidade do Porto, Ana Rita Santos começou a poupar ainda na faculdade, em 2014, para comprar o primeiro traje. Um “investimento” pessoal, ainda estudante, de cerca de mil euros. Já em 2023, depois das fotos e das provas para o grande teste, recebeu a chamada de uma vida: A proposta de cartaz a que deu rosto será o oficial da Romaria da Senhora d’Agonia de 2023, da autoria de Sónia Moreira e Hugo Sousa.

“O traje que envergo na foto é meu. É um traje que representa a Ribeira Lima. Foi o meu primeiro investimento, estava na faculdade e fui poupando de forma a conseguir ter o meu próprio traje. Para mim era importante ter um traje que gostasse e com que me identificasse para participar na Romaria”, admite.

Sobre a escolha do cartaz, faltam palavras para descrever a emoção: “Senti uma grande felicidade. Foi o culminar de vários fatores que me deixam muito orgulhosa. O cartaz é muito bonito, a equipa foi reconhecida pelo seu trabalho e eu vou ter a oportunidade única de viver a Romaria de uma forma – ainda – mais intensa. Simultaneamente senti o peso da responsabilidade de representar todos os que gostam e participam nas festas. Espero conseguir corresponder às expectativas”.

O traje, como nos desfiles em que participou nos anos anteriores, será enriquecido com o ouro da mãe e das avós, cumprindo a tradição.

“É um privilégio ser o cartaz. É indescritível”, desabafa, contando que a tradição e o gosto pela Romaria foi sobretudo alimentado pela mãe.

“São os dias do ano que ela espera sempre ansiosamente. Desde pequena que estou habituada a passar os dias de festa na cidade, só vamos a casa para dormir. São dias muito cansativos, mas incrivelmente felizes”, recorda.
E por isso, o ano de 2023 será de “chieira” redobrada para Ana Rita Santos, por entre o nervosismo natural que antecede os dias da festa.

“Acho que é um sentimento tão vianense e que representa tão bem o amor e orgulho que temos pela nossa Romaria. O destaque ainda não é algo que tenha pensado. Como o cartaz só hoje é divulgado, só hoje é que esta realidade se abate sobre mim”, diz.

Foto: Rui Carvalho

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts