O objetivo é refletir e debater sobre a educação no Alto Minho, cruzando diferentes perspetivas e abordagens no domínio da educação, e preparar a continuidade do projeto no âmbito do novo quadro comunitário de apoio, que estará em vigor durante até 2030.
O seminário terá início com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do diretor-geral da DGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares), João Miguel Gonçalves na sessão de abertura.
Seguir-se-á o primeiro painel sobre “Territorialização das Políticas Educativas”, onde serão abordados temas como a relação entre educação, cidadania e comunidade, as práticas e inovação pedagógica, e a interligação entre educação, cultura, arte e património. Participam neste painel Pedro Abrantes, docente no ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa), Ariana Cosme, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e Maria Luisa Oliveira, coordenadora da Academia do Plano Nacional das Artes. A moderação deste painel estará a cargo de Tiago Brandão Rodrigues, ex-ministro da Educação.
Durante a tarde, terá lugar o segundo painel, dedicado à “Arquitetura da Autonomia Educativa”. Será apresentado o estudo de avaliação do impacto da COVID-19 nas aprendizagens no território do Alto Minho, por César Sá, diretor da Escola Superior de Educação do IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo), seguido de discussões sobre a promoção do sucesso educativo, por José Alberto Fateixa, do PNPSE (Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar), e as orientações do novo quadro de apoio do Programa Integrado de Promoção do Sucesso Educativo, apresentadas por Paula Santos, secretária técnica do PO Regional Norte. Será também apresentada a experiência da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras.
O programa do seminário inclui ainda a inauguração da exposição “Desenhar uma moeda Comemorativa O Conhecimento”, promovida pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), onde serão entregues os prémios aos vencedores do concurso escolar. Estarão presentes neste momento um representante da INCM e o presidente da CIM Alto Minho.
Este seminário final do projeto School4All representa uma oportunidade única para debater e perspetivar o futuro da educação no Alto Minho, envolvendo diversos atores e especialistas neste importante setor. A CIM Alto Minho reforça assim o seu compromisso em promover uma educação de qualidade e adaptada às necessidades da região.