Distinguir estudantes e docentes com intervenção comunitária relevante e inovadora. É este o fundamento que alicerça a primeira edição dos Prémios Escola Inclusiva IPVC – Projetos de Aprendizagem em Serviço (AsP). As candidaturas decorrem até 15 de setembro e devem ser feitas através de email para escolainclusiva@ipvc.pt, enviando formulário próprio.
Os Prémios Escola Inclusiva IPVC – Projetos de Aprendizagem em Serviço estão integrados no Programa Impulso Jovens Steam, financiado pelo projeto PRR-BAITS-IPVC, e constituem mais um elemento da política institucional do Politécnico de Viana do Castelo, que tem como propósito a promoção de um ensino de qualidade, balizado em três aspetos:
- reconhecer a equipa de docentes que implementa os projetos;
- reconhecer os/as estudantes envolvidos no projeto;
- alavancar novos projetos de Aprendizagem em Serviço (ApS), proporcionando-lhes seguimento e continuidade na área.
Nesta primeira edição, serão elegíveis projetos desenvolvidos em 2022/23 e, excecionalmente, também no ano anterior de 2021/22, inseridos no contexto de cursos de formação inicial: CTeSP e licenciatura. Serão distinguidos três projetos de Aprendizagem em Serviço.
Escola Inclusiva do IPVC engloba já mais de meia centena de projetos
A Aprendizagem em Serviço é uma metodologia de ensino aplicada nos cursos do Politécnico de Viana do Castelo, que combina a formação académica com o servir a comunidade. Permite aos estudantes desenvolver projetos nas Unidades Curriculares que respondem a necessidades dos parceiros do setor social do IPVC. No âmbito da Escola Inclusiva, já foram desenvolvidos meia centena de projetos e apoiadas perto de 30 instituições.
Normas técnicas | Prémio Escola Inclusiva IPVC – Projetos de Aprendizagem em Serviço (ApS)
Formulário | Prémio Escola Inclusiva IPVC – Projetos de Aprendizagem em Serviço (ApS)