Este programa de capacitação certificada, levado a cabo de fevereiro a junho de 2023, destinou-se a dirigentes e técnicos de turismo dos 24 municípios que integram as três Comunidades Intermunicipais, num total de 34 participantes.
A sessão de abertura contou com a presença do Primeiro Secretário da CIM Alto Minho, Bruno Caldas e da Primeira Secretária da CIM do Ave, Marta Coutada que saudaram a relevância deste tipo de iniciativas como propiciadores de reflexão e produção de conhecimento e lugares privilegiados de produção de impacto direto no território Minho.
Helena Cardoso, Diretora da EHTVC destacou o benefício que poderá ser retirado dos resultados dos projetos realizados ao longo destes 5 meses de trabalho e a sua aplicabilidade territorial.
Depois da sessão de abertura foi feita uma breve apresentação do Consórcio Minho Inovação e enquadramento desta iniciativa no projeto. De seguida e após um breve enquadramento por parte dos mentores constituídos por Rui Azevedo (Coordenador); Madalena Dias (Marketing); Sara Simões (Sustentabilidade) e Raquel Rodrigues (Conceção de Produtos Turísticos) foram apresentados os seguintes projetos:
- Minho, Mar e Montanha – contempla um roteiro de 2 dias, destacando o produto náutico e natureza, abrangendo dois territórios de mar: Viana do Castelo e Esposende e dois territórios de montanha: Terras de Bouro e Mondim de Basto. Como sugestão em Viana do Castelo destaque, para a Santa Luzia enquanto Miradouro com vista privilegiada sobre a cidade, o rio Lima a Ponte Eiffel e o oceano Atlântico e onde se localiza o Santuário Diocesano do Sagrado Coração; o Centro Histórico e a praia do Cabedelo, com particular destaque para as condições excelentes para quem pretende iniciar a atividade de surf ou bodyboard e em Esposende para o Parque Natural Litoral Norte com a experiência de birdwatching e com o passeio fluvial no Rio Cávado. Terras de Bouro refere o Museu da Geira, Museu de Vilarinho e o Parque de Campismo de Cerdeira como principais pontos de interesse para o presente roteiro. Mondim de Basto menciona a Levada do Piscaredo e a incontornável Senhora da Graça, uma experiência única nos céus sobre este concelho.
- Sabores do Minho – é um roteiro de 3 dias ligado aos produtos gastronomia e vinhos, onde se destacam os municípios de Amares com a Pousada Mosteiro de Amares, as Termas, uma Prova em Adega e a Laranja de Amares; Melgaço, com a Quinta do Soalheiro, as abelhas mansas e a queijaria Pardo de Melgaço; Monção, com o Cordeiro à moda de Monção, as roscas de Monção e o Museu do Alvarinho; Ponte de Lima, com o arroz de sarrabulho, o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde e o Festival de Jardins; Vila Nova de Famalicão, com a degustação camiliana, a casa Museu Camilo e uma prova de vinhos e Vizela, com as termas e o bolinhol. Todas estas sugestões foram trabalhadas num site designado para o efeito de “Minho Flavours”;
- Minho, uma viagem pelo tempo – trata-se de um itinerário pedonal de 2 dias que cruza os seguintes municípios: Barcelos, Braga, Guimarães e Póvoa de Lanhoso onde o denominador comum é o património. Em Braga sugere-se que a visita comece pelas Termas Romanas do Alto da Cividade, pelo Museu D. Diogo de Sousa e pela Fonte do Ídolo. No que diz respeito a Barcelos as sugestões recaem pelo centro histórico, Museu da Olaria, pelo Paço dos Condes de Barcelos e pelo largo do Burgo. Em Guimarães a sugestão do itinerário passa pelo Centro Histórico, Colina Sagrada, Rua de Santa Maria e Largo da Oliveira. Na Póvoa de Lanhoso como proposta temos o Castelo de Lanhoso, o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos e o Museu do Ouro.
Pretendeu-se com esta programa de capacitação desenvolver nos participantes competências de trabalho em equipa, orientando os projetos a desenvolver com vista à criação de produtos turísticos que valorizem os recursos do território Minho, numa perspetiva sustentável. Adicionalmente os participantes tiveram ainda a possibilidade de adquirir competências de promoção desses produtos, recorrendo a ferramentas digitais e visitar as 3 sub-regiões, acompanhados pelos mentores do programa.
Esta iniciativa foi apoiada pelo Norte 2020 no âmbito do projeto PA1. Marketing, Comunicação e Internacionalização.