Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) e Marta Branco (AXPO/FirstBike Team) foram os vencedores em elites do 10º BTT XCO Paredes de Coura, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency, que decorreu este domingo na Pista de XCO do Centro Cyclin´ Paredes de Coura, localizada na freguesia de Vascões.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, o 10º BTT XCO Paredes de Coura contou com a presença de cerca de duas centenas de atletas que deram um ânimo diferente à pista permanente de XCO de Vascões, antecipando aquilo que acontecerá durante os dias 15 e 16 de julho, fim-de-semana em que decorrem os Campeonatos Nacionais de BTT XCO no município minhoto.
Roberto Ferreira, do Guilhabreu MTB, foi o protagonista da prova de elites masculinos. O ciclista de Valongo dominou a corrida de princípio a fim, terminado com uma vantagem de mais de três minutos sobre João Rocha (Clube BTT Matosinhos).
Na terceira posição ficou José Simões (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) que travou uma disputa renhida com o campeão do Minho Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).
Marta Branco (AXPO/FirstBike Team) venceu a corrida feminina, fazendo as quatro voltas ao percurso em 1:07:24h. Na segunda posição ficou a sua colega de equipa Catarina Lopes enquanto Jéssica Costa (Guilhabreu MTB) foi terceira.
Em sub-23, Beatriz Sousa e João Silva, ambos do Guilhabreu MTB, saíram vencedores.
Beatriz Sousa foi mais forte que a sua colega de equipa Íris Chagas.
Em masculinos, João Sousa deixou nos lugares imediatos Hélder Laranjeira e Rui Rêgo, ambos do Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike.
Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) venceu em juniores, deixando na segunda posição o seu colega de equipa Guilherme Barros. Tomás Fernandes (Sabor do Norte/BilaBiker’s Racing Team) foi terceiro.
Em femininos a vitória sorriu a Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB).
Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) foram os vencedores em Cadetes.
Margarida Vasconcelos fez a corrida em 53:50m e subiu ao primeiro lugar do pódio.
Hugo Ramalho travou uma acesa disputa, desde os primeiros metros do traçado da pista permanente de Vascões, com Lucas Angélico (Sabor do Norte/BilaBiker’s Racing Team), acabando por ser mais forte na parte final da terceira e última volta e cortou a meta na primeira posição, deixando o ciclista transmontano na segunda posição a uma curta distância. Gonçalo Rodrigues (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi terceiro.
Casimiro Oliveira (TocAndar) e Catarina Borges (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) impuseram-se em master 30.
O ciclista de Barcelos liderou a corrida e cortou a meta ao fim de 1:28:33 h de prova. Na segunda posição ficou César Matias (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), enquanto Hugo Ferreira (Rompe Trilhos/Ajpcar) foi terceiro.
Catarina Borges realizou a sua corrida em 1:01:05h e subiu ao lugar mais alto do pódio.
Em master 40, Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) foi o mais forte, numa prova em que Manuel Pereira (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) fez segundo lugar e Cláudio Veloso (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) terceiro.
Raquel Cunha (União Ciclista de V. N. Famalicão) impôs-se na corrida feminina, deixando Virgínia Moreira (SAERTEX
Portugal/Edaetech) na segunda posição.
António Viana (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike) venceu em Master 50, deixando nos lugares imediatos António Sousa, Campeão Nacional e que corre como individual, e Rodolfo Lopes (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike).
Em Master 60, Domingos Rufo (SAERTEX Portugal/Edaetech) foi o mais rápido. Francisco Eiras (CC Cambre), Campeão do Minho, fez segundo lugar e Américo Liberal (Rompe Trilhos/Ajpcar) foi terceiro.
Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike) venceu a respetiva categoria em Paraciclismo.
Por equipas o Guilhabreu MTB conquistou o primeiro lugar, a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde foi segunda e o Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike subiu ao terceiro lugar do pódio.
A Escola de Ciclismo BilaBiker’s foi a vencedora por equipas da prova de escolas do 10º BTT XCO de Paredes de Coura.
A equipa de Vila Real venceu em três escalões – juvenis, infantis femininos e iniciados femininos – deixou nos lugares seguintes do pódio a AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde e Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact.
Em termos individuais o destaque vai para a vitória de Pedro Martins (Escola de Ciclismo BilaBiker’s) em juvenis. O ciclista de Vila Real teve no bracarense Afonso Silva (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) o seu mais direto competidor, acabando por se superiorizar no sprint final. Diogo Maia (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi terceiro.
Em femininos a vitória sorriu a Rita Fontinhas (Clube BTT Matosinhos), que deixou nos lugares imediatos Diana Silva (Escola de Ciclismo BilaBiker’s) e Lia Magalhães (Azurbike Mangualde Team).
Tiago Nogueira (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Matilde Correia (Escola de Ciclismo BilaBiker’s) foram os vencedores em infantis.
Tiago Nogueira impôs-se a Samuel Gomes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) e Gaspar Campelos (Clube BTT Matosinhos).
Matilde Correia foi a mais rápida na corrida feminina, deixando nos lugares imediatos Maria Ferreira (Batotas/Ponte de Lima) e a Mariana Peixoto (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact).
Em iniciados venceram Tomás Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Beatriz Cigarrosa (Escola de Ciclismo BikaBiker’s).
Afonso Correia (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) e Maria Nogueira (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) venceram em pupilos/benjamins.
Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) vencedor em elites masculinos
Roberto Ferreira, do Guilhabreu MTB, estreou-se na Pista de XCO do Centro Cyclin´ Paredes de Coura com uma vitória categórica.
O ciclista de Valongo explicou que “hoje acabou por ser uma vitória mais fácil porque não estavam cá os concorrentes diretos. Cheguei aqui um pouco cansado dos treinos, tenho tido uma preparação dura para a segunda metade da época, mas vim cá, essencialmente, para reconhecer a pista para ter uma noção para o Campeonato Nacional”.
Afirmando que “gostei bastante da pista, do ambiente, do público”, Roberto ferreira referiu que “foi uma boa prova e saio satisfeito com o resultado”.
Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura
Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, marcou presença em Vascões e faz um balanço positivo do 10º BTT XCO Paredes de Coura.
“Gostei muito do que vi nesta prova. Particularmente porque recebemos também a prova de escolas e vi um número elevado de jovens ciclistas em ação. Mais de 70 crianças a praticar ciclismo e isso chamou muito a atenção, até porque, infelizmente, não é uma regra. Para quem gosta e se envolve cada vez mais e acha que a bicicleta pode ter um papel importante no futuro, como veículo, como instrumento de lazer ou desportivo, formar 70 crianças é um bom indicador de que estamos a fazer a coisa certa. Não se trata de uma questão competitiva, mas de um bom exemplo que o desporto pode dar a estas crianças… e permitir-lhes que durante uma manhã inteira elas possam brincar, aprender e preparar-se mais para aquilo que vão fazer no futuro”.
Do ponto de vista competitivo: “foi interessante ver o número de participantes, que vem em crescendo. É verdade que isso também teve a ver com o facto de recebermos o Campeonato Nacional e os ciclistas vieram conhecer a pista, ver como ela está, o envolvente. Isso tornou esta prova mais interessante”.
O autarca de Paredes de Coura referiu que estas provas servem para mostrar “um bocadinho do que o concelho tem para oferecer. O nosso objetivo com a criação desta pista permanente foi no fundo tornar este ponto como algo que que dê uma imagem do que podem encontrar no resto do concelho quando percorrerem um trilho, qualquer trilho, do Centro Cyclin”.
O 10º BTT XCO de Paredes de Coura teve o apoio da Município de Paredes de Coura, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, SEG 3 – Mediação de Seguros, Bike – Tudo sobre o mundo do BTT, Cuidar Mais – Clínica Médica e Fisioterapia.