Esta adaptação do musical “O Rei Leão” centra-se na arte, sob o “mote” da reciclagem e pretende-se mostrar como uma ferramenta de intervenção na comunidade, em prol da sustentabilidade.
267 elementos em palco, com 165 vozes nos coros, 90 músicos na orquestra sinfónica e 12 personagens no elenco, dão corpo a este teatro musical. Em palco estarão todos os alunos e professores da Academia de Música Fortaleza de Valença e ainda os elementos do Coro Mistura Vocal, da Galiza.
Teatro Musical “Selva de Lata” Encerra o Ano Letivo da Academia de Música da Fortaleza de Valença.
A narrativa musical está construída num cruzamento transdisciplinar que, através de um jogo teatral, se desenvolve numa selva estranha, feita de lata, com árvores de sucata, cheia de perigos e de desafios, com personagens que se reinventam nesse ambiente. A ação decorre num ambiente de texturas que dialogam com a contemporaneidade, convidando o espectador à sua reinvenção.
Durante o mês de maio decorreram vários workshops nos quais os participantes, com materiais reciclados, executaram os adereços para o cenário e os figurinos para os alunos.
Esta peça é uma produção da Academia de Música Fortaleza de Valença e o espetáculo contará com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Valença, juntas de freguesia, associações, meio empresarial e as IPSS do concelho.
A direção e coordenação artística está a cargo de Ivone Ribeiro, a encenação de Sílvia Barbosa, a dramaturgia de Rui Mendonça, a cenografia é de Cláudia Ribeiro e Patrick Hubmann, os figurinos de Cláudia Ribeiro, a adaptação orquestral de Bernardo Lima e a direção musical de Fábio Oliveira. A direção coral estará a cargo de Aloia Martinez, Maria João Domingues, Cíntia Pereira e Ivone Ribeiro e a técnica vocal de João Azevedo.