oferecendo um mundo de possibilidades em diversos mercados, com uma enorme adesão por parte dos consumidores. A sua popularidade, ‘obrigou’, inclusive, a que alguns mercados se reinventassem para incluir esta tecnologia nos seus produtos, acompanhando assim a procura dos consumidores.
Consolas passam a contemplar o streaming
A indústria de entretenimento passou por alterações ao longo dos últimos anos nos seus diversos segmentos, nomeadamente com o aumento do consumo de conteúdo em dispositivos móveis. Com a alta do mercado dos smartphones, as marcas dedicadas às consolas, por exemplo, precisaram de se reinventar para não perder a corrida.
Ainda que alguns entendidos tenham afirmado que consolas como a PlayStation deixariam de existir num período de 10 anos, a marca tem mostrado não só que deseja continuar no mercado, como está a par das tendências e daquilo que os consumidores procuram.
Apesar do mercado das consolas portáteis ter ressuscitado com o sucesso da Nintendo Switch, a massificação do uso de smartphones obriga que este setor esteja em pleno desenvolvimento, usando tecnologias de sucesso como o streaming. Aproveitando o melhor dos dois mundos, a Sony juntou o conceito de consola portátil com tecnologia streaming apresentando a nova PlayStation Q para jogar em streaming através do PS Remote Play.
Streaming para ver jogar e não só
De outra perspetiva, o streaming é também usado no entretenimento como canal de aprendizagem sobre determinada modalidade, ao invés de ser usado para jogar determinado jogo como irá acontecer na nova consola lançada pela Sony.
A plataforma de streaming Twitch é um dos melhores exemplos para mostrar esta faceta do streaming. Inicialmente dedicada ao mercado de gaming, é atualmente uma plataforma de entretenimento que engloba diversos setores que vão desde o desporto até à música.
Na verdade, esta plataforma oferece a quem desejar criar o seu próprio conteúdo, uma plataforma para o divulgar. Isto é especialmente útil para os criadores de conteúdo que possuem mais um canal de divulgação do seu trabalho, mas também para os consumidores que podem desta forma aceder a conteúdo do seu interesse, e inclusive aprender algo novo.
Algumas modalidades em concreto são bons exemplos de crescimento no streaming. O poker, especialmente na sua versão mais popular texas holdem poker que inicialmente ganhou popularidade na TV, tem agora uma grande procura na Twitch. O jogador profissional Andre Akkari, por exemplo, tem um canal no Twitch onde é possível acompanhar os seus jogos. Também é treinador da equipa brasileira de eSports FURIA.
Esta possibilidade é especialmente interessante para os fãs da modalidade que assim podem, em direto, aprender novas estratégias e formas de jogar com os nomes mais sonantes do poker online, melhorando também eles os seus jogos, algo possível graças à Twitch.
Também os chamados eSports, como o LoL – League of Legends, são bastante procurados na plataforma, principalmente os canais de jogadores profissionais que oferecem dicas e tutoriais sobre os jogos. No caso do LoL, um dos jogos mais assistidos, canais dos jogadores como Rafael Rakin, ou TitaN são obrigatórios para quem deseja melhorar o seu desempenho no jogo.
Live streaming e a interação ao vivo
A tecnologia de streaming é atualmente uma peça fundamental para as empresas ligadas ao entretenimento, principalmente porque permite algo bastante procurado atualmente: a imersividade e interação ao vivo.
Esta particularidade é transversal em diversos canais, desde a Twitch, às plataformas de jogos online que oferecem versões dos jogos ao vivo, até às plataformas de streaming de filmes e séries como a Netflix que oferecem alguns conteúdos onde o espetador pode decidir o rumo da história. No entanto, existe uma outra tendência verificada na área do entretenimento, os conteúdos em formatos mais curtos, algo que o Tik Tok veio comprovar ser uma receita de sucesso e que poderá ser um indicador daquilo que se irá verificar no futuro — conteúdo imersivo, mas direto ao assunto.
Ainda que seja impossível saber exatamente o que o futuro irá reservar na área do entretenimento, parece certo que o streaming é uma tecnologia que veio para ficar.