A nova viatura, todo o terreno, vem equipada com moto bomba, motoserra, ceifeira e outros meios de apoio à ação dos sapadores florestais da equipa 19 de Valença. Esta viatura veio substituir a anterior que já não apresentava as condições básicas necessárias para o desenvolvimento da atividade.
A nova viatura teve um custo de 70 mil euros, financiada 100% pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, através do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.
A equipa 19 dos Sapadores Florestais de Valença, com atividade no Município de Valença e ligada à Associação de Produtores Florestais do Vale do Minho, tem funções de silvicultura preventiva, vigilância, primeira intervenção e apoio ao combate aos incêndios. Esta equipa é constituída por 5 elementos e uma viatura de intervenção rápida e atua durante todo o ano.
A Câmara Municipal de Valença conta, ainda, também, com uma equipa de três sapadores florestais, na equipa municipal de Proteção Civil que para além de desempenharem as mesmas funções que a equipa 19 tem a seu cargo, ainda, o combate à vespa asiática e as ações da proteção civil.