O programa de quatro dias, de 15 a 18 de junho, apresenta mais de cem momentos de animação itinerante e a participação de 175 mercadores, artífices, artesãos e regatões, característicos da época dos Descobrimentos.
A primeira edição do “Mercado dos Descobrimentos” de Viana do Castelo vai contar ainda com espaços de animação e convívio com o objetivo de dar a conhecer ao público residente e visitantes hábitos e costumes característicos daquele período da história de Portugal e do concelho.
“Temos uma história de séculos que temos de dar a conhecer e nada melhor do que o fazer associando com eventos agregadores. Neste novo formato aliamos a história, a animação, a cultura e a gastronomia. Temos de conhecer para valorizar”, destacou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade promotora das festas da cidade.
Entre os vários momentos de música, teatro, danças e oficinas, destaca-se o cortejo diário desde a Praça da República até ao Castelo de Santiago da Barra – palco principal do evento -, sendo que no domingo o percurso será o inverso terminado com a leitura do Foral e a apresentação de todos os grupos participantes. Outro dos momentos de destaque será a “Queimada e Esconjuro”, promovida pelo Grupo Folclórico de Viana do Castelo, com oferta de bebida aos visitantes que adquiram o copo oficial do evento.
“Vamos recriar um ambiente que nos irá transportar para a Vianna da Foz do Lima, numa época em que o porto desta vila assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica. Num novo cenário, mas continuando a fazer uma ligação com o centro histórico da cidade”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade promotora das festas da cidade, e vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Na zona envolvente ao Castelo Santiago da Barra haverá animação permanente com o carrossel Infantil, passeio a cavalo, torneios, acampamento Militar e do Povo e ainda jogos infantis.
No primeiro dia as portas do Castelo abrem das 20:00 até às 24:00. Na sexta-feira e sábado o recinto funcionará entre as 11:00 e as 24:00, e no domingo, o último dia, as portas abrem às 11:00 e o encerramento acontecerá às 21:00, mas na Praça da República.
O programa detalhado pode ser consultado no site www.vianafestas.com e nas redes sociais da Vianafestas.
Viana do Castelo foi fundada no século XIII, pelo rei Afonso III, então com o nome de Viana da Foz do Lima, mantendo desde sempre uma profunda ligação ao rio e ao mar. Na época dos descobrimentos portugueses, entre os séculos XV e XVI, saíram dos estaleiros que já então existiam em Viana do Castelo, naus e caravelas para as rotas da Índias e das Américas, regressando com especiarias e outras cargas preciosas.