FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

03 Jun 2023

Viana do Castelo participa em competição que vai levar portugueses ao Dubai

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Foram mais de 100 as candidaturas de Norte a Sul do país para a Viagem pelo Clima, iniciativa do Cooler World – movimento rumo à Neutralidade Carbónica criado pela Get2C, consultora especializada em alterações climáticas, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e o apoio do Fundo Ambiental, para mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática.

Os 12 candidatos selecionados, com idades entre os 18 e os 60 anos, formaram as equipas Água, Ar e Terra para participar numa competição que destaca o necessário combate às alterações climáticas e que levará a equipa vencedora ao Dubai, país anfitrião da Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – COP28, com início a 30 de novembro deste ano.

Ao longo de 10 dias, esta viagem vai colocar em competição três equipas de quatro pessoas que deverão completar um percurso de Norte a Sul de Portugal, da forma mais sustentável possível e com o maior impacto positivo nas comunidades.

A iniciativa conta com o envolvimento dos municípios de Cascais, Famalicão, Gouveia, Odemira, Portimão e Viana do Castelo e foi apresentada oficialmente ontem na Conferência “Autarcas Pelo Clima – rumo à neutralidade carbónica”, organizada pela Get2C, realizada na NOVA SBE, em Carcavelos.

Nesta viagem, as três equipas vão competir entre si com o objetivo de percorrer o país da forma mais sustentável possível. A competição é estruturada como um jogo e recorre a uma moeda fictícia – “Clima” – para a gestão de recursos e avaliação dos resultados, comportando vários desafios ao longo do percurso que acontecerão nos municípios parceiros desta iniciativa.

A equipa vencedora será a que efetuar o percurso da forma mais sustentável, ou seja, a que gastar menos “Climas”. Como prémio, terá a oportunidade de participar na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – COP28 no Dubai, que se realiza de 30 de novembro a 12 de dezembro deste ano.

Entre os objetivos da competição Viagem pelo Clima estão:

Mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática, através de um convite à participação direta de uma forma apelativa e desafiante;
Contribuir para a mobilização dos Municípios portugueses no caminho da descarbonização;
Demonstrar a influência dos estilos de vida de cada pessoa na sua pegada de carbono e pegada hídrica, analisando o impacto das escolhas e comportamentos no dia a dia;
Demonstrar a viabilidade dos diferentes modos de transporte (em alternativa aos combustíveis fósseis), das escolhas alimentares e do consumo de água;

O projeto Viagem pelo Clima conta com o financiamento do Fundo Ambiental e o apoio de diversas entidades:

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts