As Jornadas Europeias da Arqueologia, uma iniciativa que pretende transportar os participantes para vários períodos históricos, através de visitas guiadas, exposições, workshops e conferências, são coordenadas pelo Institut national de recherches archéologiques préventives (INRAP). Em Portugal, são organizadas pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e reúne 47 países europeus.
Em Viana do Castelo, assinala-se com uma visita guiada à Gandra de Montedor, que se constitui como um espaço onde a Natureza e os vestígios humanos subsistem num invulgar e delicado equilíbrio. O Espaço insere-se na Zona Especial de Conservação da Rede Natura 2000 e é um dos 13 monumentos naturais de Viana do Castelo. Para além do caracter geológico ímpar, preservam-se ainda alguns elementos patrimoniais que nos fazem remontar às origens da humanidade.
Com a iniciativa, pretende-se orientar o olhar do visitante para os elementos mais marcantes da paisagem e descodificar os vestígios de intervenção humana, ao longo da história da humanidade numa viagem entre a pré-história e a atualidade, entre os testemunhos arqueológicos etnográficos e construtivos em que se radica o caracter e a memória coletiva dos carrecenses.
Inscrição através do link https://journees-archeologie.eu/fru-3488/c-2023/lg-pt/Portugal/fiche-initiative/18031/Visita-Orientada-a-Gandra-de-Montedor