Serão quatro dias de uma viagem memorável aos costumes e hábitos vikings, com mercadores e artesãos a encher as ruas e a demonstrar os seus ofícios, enquanto decorrem encenações teatrais e animação de rua reveladoras de histórias daquele quotidiano. O objetivo do executivo municipal liderado por Rui Teixeira é dinamizar uma cronologia temática, de forma a proporcionar uma experiência o mais fiel possível à época em causa.
Para além do mercado alimentar e de outros produtos, o ambiente ‘viking’ de Vila Nova de Cerveira não esquece os mais pequenos, estando previstos jogos tradicionais, torneios, brincadeiras e outras surpresas.
Os interessados em participar neste evento que, ano após ano, se tem afirmado no roteiro nacional das Feiras Medievais, podem apresentar as suas candidaturas entre 12 e 30 de junho, nos Serviços Culturais da Câmara Municipal, através do email: candidatura.eventos@cm-vncerveira.pt ou do telefone: 251 70 80 20.
Com organização da Câmara Municipal e produção da Associação Velha Lamparina, a Festa da História de Vila Nova de Cerveira decorre de 17 a 20 de agosto, nas ruas do centro histórico (terreiro, Rua César Maldonado, Rua Costa Pereira, Rua Costa Brava, Baluarte de Sant Cruz, Rua Dr. José Duro, Praça Alto Minho, Rua Queirós Ribeiro e Avenida dos Pescadores), com o seguinte horário de funcionamento do mercado:
- Dia 17, quinta-feira, das 17H00 às 24H00 horas;
- Dia 18, sexta-feira, das 11H00 às 24H00 horas;
- Dia 19, sábado, das 10H00 às 24H00 horas;
- Dia 20, domingo, das 10h00 às 23H00 horas.