A atividade incluiu uma visita às instalações da Doca Pesca, seguida de uma palestra sobre alimentação ministrada pela nutricionista do Município de Viana do Castelo. Os participantes foram também desafiados a realizar atividades lúdicas e pedagógicas relacionadas com a alimentação, com enfoque na transição para uma dieta mais saudável e sustentável, com benefícios nas áreas social, ambiental e económica.
Durante o Hackathon, os alunos exploraram as diferenças entre uma alimentação apenas saudável, apenas sustentável e uma alimentação que é simultaneamente saudável e sustentável. Também participaram no desafio “Crazy8”, que estimulou o pensamento crítico e a imaginação, incentivando-os a identificar as principais barreiras para uma alimentação mais saudável e sustentável nas cantinas escolares do Alto Minho e a propor soluções para superá-las.
O projeto FEAST é apoiado pelo programa Horizonte Europa Pilar II – Cluster 6: Alimentação, bioeconomia, recursos naturais, agricultura e ambiente. É liderado pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e conta com a participação de 36 entidades europeias, incluindo instituições públicas, empresas, universidades e atores políticos. O projeto destaca-se como uma iniciativa científica inovadora de elevada qualidade internacional.