Foi no concelho de Vila Nova de Cerveira que Germano Cantinho dedicou os melhores anos da sua vida à política local, tendo contribuído de uma forma decisiva e resiliente para o desenvolvimento do concelho.
Germano Cantinho foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira a 12 de Dezembro de 1982, pelas listas do PPD/PSD, cargo que exerceu até 1989. Do seu percurso político ainda faz parte o cargo de vereador nos mandatos 76/79 e 79/82, e após deixar a presidência, em 89/93; e ainda a eleição de Deputado da Assembleia da República, após ter concorrido às eleições intercalares de 2 de Dezembro de 1979, pelas listas da Aliança Democrática pelo círculo de Viana do Castelo.
O seu espírito dinâmico e altruísta surge intimamente ligado a várias coletividades do concelho, tendo mesmo desempenhado o papel de principal impulsionador.
Germano Cantinho foi Presidente da Direção do Centro de Recreio Popular de Cerveira e do Clube Desportivo de Cerveira. Assumiu o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, e foi fundador da Liga dos Amigos da Santa Casa da Misericórdia do concelho. Foi igualmente um dos fundadores do Jornal Cerveira Nova, e benemérito da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira. Durante anos, foi empresário do setor textil, dando emprego a muitos cerveirenses.
Pelo seu papel bastante interventivo pela causa pública foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Concelhio em reunião de câmara de 1982, e a Medalha de Honra do Município em 2017.
Na fotografia, cedida pela família, Germano Cantinho surge com o então Presidente da República, Mário Soares, por ocasião da inauguração do ferryboat de Cerveira.